Combate ao coronavírus - 21/03/2020 11:29 (atualizado em 21/03/2020 11:37)

Núcleo familiar de pacientes em isolamento, terão que seguir a mesma medida

Em São Miguel do Oeste, um comitê formado por profissionais da saúde já acompanha mais de 20 pessoas nesta situação, embora nenhum caso de coronavírus tenha sido confirmado até o momento
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Comitê formado por profissionais da saúde já acompanha mais de 20 pessoas em SMOeste / Foto: Rudinei Heinle / WH Comunicações

O Ministério da Saúde declarou, por meio da Portaria 454, de 20 de Março, o estado de transmissão comunitária do coronavírus (Covid-19) em todo o território nacional. No mesmo documento, fica estabelecido que, não apenas a pessoa que apresentar sintomas respiratórios, mas todos que residirem no mesmo endereço, deverão permanecer em isolamento por até 14 dias.

A determinação para tal conduta será efetuada por meio de prescrição médica, acompanhada de um “termo de consentimento livre” e de um “termo de declaração”, contendo os nomes das pessoas atingidas pela medida.

Antes mesmo desta Portaria, a Vigilância Epidemiológica Municipal criou comitês para monitorar a situação do coronavírus em São Miguel do Oeste. Um deles é o Comitê de Acompanhamento de Isolamento e Quarentena. São profissionais da área da saúde, que recebem os dados de todas as unidades do município, desde ESFs até a UPA 24h e hospitais, e realizam o cadastramento das pessoas que estão em condição de isolamento. A partir daí, esta equipe entra em contato periódico com estes pacientes, principalmente, via telefone, a fim de monitorar os sintomas e a evolução da doença, e indicar possíveis novas medidas.

Mais de 20 pessoas do município já estão enquadradas nesta situação, e a projeção é de que este número aumente significativamente após as diretrizes da nova Portaria. Dois casos são considerados suspeitos de forma oficial (com coleta de exame para envio ao Lacen), mas levando em consideração o fato de que apenas pacientes com sintomas respiratórios graves recebem a coleta de exame, o número real considerado pela Vigilância Epidemiológica é bem superior a este. Nenhum caso de coronavírus foi confirmado até o momento em São Miguel do Oeste.
Fonte: Ascom Prefeitura de SMOeste
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...