Foto: Defesa Civil/ Ascom
A Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), em conjunto com outros órgãos estaduais, entidades e empresas, realizou nesta quarta-feira, 03, e quinta-feira, 04, mais uma grande operação de logística que envolveu o transporte de 48.660 testes para Covid-19.
Com o apoio do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar, foram distribuídos 29.240 testes para os municípios de Concórdia, Chapecó, São Miguel do Oeste e Xanxerê. Com o apoio da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foram transportados por via terrestre outros 19.420 exames para as cidades de Chapecó, Joaçaba e Videira.
“Conforme o protocolo para a gestão de desastre por infecção viral, em vigor desde 2019, a Defesa Civil recebe as demandas provenientes do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) e coloca em prática as ações de apoio e logística”, explicou o chefe da DCSC, João Batista Cordeiro Júnior. Segundo ele, a integração dos órgãos é fundamental para o sucesso das atividades realizadas. “Nosso foco é proteger os catarinenses”, finalizou.
Doações continuam a chegar
Em apoio à operação, o Sindicato das Empresas de Comércio Exterior do Estado de Santa Catarina realizou a doação de 4,4 mil litros de álcool em gel 70°, que já foram entregues no Centro de Logística, instalado no Centro de Ensino do Corpo de Bombeiros Militar. O sindicato também fará o repasse de óculos de proteção e máscaras descartáveis.
Nesta sexta-feira (05), está prevista ainda a chegada do primeiro lote com 280.000 máscaras de proteção doadas pelo Santander. Desse total, uma parte será repassada à Secretaria de Estado da Educação, que fará a entrega para alunos da rede estadual de ensino.