DENGUE - 22/09/2020 13:37

Sala de Situação debate ações de combate ao Aedes aegypti em Cunha Porã

município soma neste ano 60 focos do mosquito
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Membros da Sala de Situação estiveram reunidos em sala virtual na tarde de segunda-feira (21) para debater ações referentes ao combate do mosquito Aedes aegypti no município de Cunha Porã. 

A reunião contou com participação do secretário de Saúde de Cunha Porã, Alexandre Fagundes, ressaltando que mesmo com o enfrentamento da pandemia por coronavírus, o combate ao Aedes aegypti nunca deixou de ser uma preocupação do município e todas as ações tem a importante parceria intersetorial.

Posteriormente, a coordenadora da Sala de Situação e agente de Endemias, Angela Rieger Kölln, deu condução aos trabalhos, apresentando os dados epidemiológicos e entomológicos do município e também do Estado. 

Segundo ela, considerando dados até o último dia 18 de setembro, Cunha Porã soma neste ano 60 focos do mosquito Aedes aegypti, contra 118 do mesmo período no ano passado, ou seja, houve uma redução de 49,16%. Já com relação aos casos, também até dia 18 de setembro, foram 51 notificados e nove positivos para dengue. No mesmo período de 2019 foram 198 casos suspeitos e 32 positivos para dengue. Índices que também apresentaram redução.

Trabalhos ao longo do ano 
No decorrer da reunião a coordenadora da Sala de Situação ressaltou os trabalhos que vem sendo feitos neste ano no combate ao mosquito. Ainda no mês de março ocorreu o Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (Liraa), que objetiva verificar o índice de infestação e tem como base amostragens de imóveis. 

Nesta etapa foram inspecionados 234 imóveis; sendo identificados nove focos em comércio e residências; destes, sete em depósitos - vasos de flores, baldes, bebedouros; e dois em lonas, lixos e entulhos. Após análise, identificou-se que Cunha Porã possui um índice de infestação de 3,4%, considerado risco médio para epidemia por Aedes aegypti.

Angela ainda destacou a realização do quarto ciclo de visitas de controle; mutirões; bloqueio da doença; investigações de denúncias; campanha de coleta de pneus; eliminação ou tratamento de depósitos; e orientações junto aos veículos de comunicação. Atividades que ocorreram no decorrer deste ano com vistas à orientação e conscientização da comunidade.

Outro assunto que pautou a reunião foi o depósito de resíduos em locais impróprios, que tem mobilizado setores público e privado quanto a buscar soluções para evitar acúmulo de materiais que possam reter água e serem criadouros em potencial do mosquito. Em paralelo, também foram debatidas sugestões que poderão ser desenvolvidas para intensificar o trabalho de combate ao vetor e conscientização da população. 

Conforme o secretário, Alexandre Fagundes, embora o município venha tendo resultados positivos com relação aos números, este trabalho é um desafio permanente e o sistema de Saúde deve se manter sempre alerta na realização de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.

Fonte: Prefeitura de Cunha Porã
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...