pedido - 14/05/2021 09:14

Escolas cívico-militares estão entre pedidos de Moisés a ministro em visita a SC

Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Vampiro, secretário de Educação de SC, Carlos Moisés, governador de SC, e Milton Ribeiro, Ministro da Educação (Foto: Divulgação/SED)
Mais três escolas cívico-militares. Este foi um dos pedidos do governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, na noite desta quinta-feira (13), em Blumenau. Ambos participaram de um jantar com lideranças políticas na abertura da agenda de Ribeiro no Estado. Em ofício entregue junto com o secretário de Educação, Luiz Fernando Vampiro, o governo pediu a instalação de mais unidades dentro do modelo em que militares aposentados atuam na parte disciplinar junto aos alunos.

Atualmente, há sete escolas dentro do projeto em SC. Duas funcionam desde 2020, outras três começaram a operar em 2021, enquanto as demais estão em fase inicial de adesão, segundo a secretaria de Educação. O pedido do Estado é que sejam incluídas unidades em Lages, Camboriú e Jaraguá do Sul. Moisés afirmou ao ministro do que o "modelo realmente tem dado muito certo em Santa Catarina".

Durante o jantar, Vampiro também apresentou um panorama da Educação nas cidades catarinenses no retorno às atividades diante da pandemia do coronavírus. O secretário ainda pediu ao presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Marcelo Lopes da Ponte, investimentos em áreas como o transporte escolar, os Centros de Educação Profissional (CEDUPs), a construção de quadras de esportes em escolas da rede estadual e ações relacionadas à Polícia Estadual de Alfabetização.

Modelo cívico-militar
Um dos requisitos para a instalação do modelo cívico-militar é que ao menos 26 militares das Forças Armadas – 20 praças e 6 oficiais – morem na cidade. Policiais e bombeiros militares estaduais também poderão integrar o projeto. Outro critério é a necessidade de a escola estar instalada em área de vulnerabilidade social. Além disso, a comunidade escolar precisa aprovar a proposta. O trabalho dos militares internamente será de disciplina. A estrutura escolar continua sendo administrada pelos profissionais da rede de educação, seja ela municipal ou estadual.
Fonte: DC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...