frio intenso - 26/05/2021 08:50

Neve em Santa Catarina: quando acontece

O inverno 2021 está chegando e em Santa Catarina há probabilidade de nevar. Você está preparado?
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: divulgação/ Prefeitura Urupema
Você sabe quando vai ter neve em Santa Catarina? O inverno se aproxima e nesse período é bastante comum a diminuição de temperaturas em todo o Brasil, em especial na região Sul.

Em menos de um mês vai começar o inverno no Hemisfério Sul. Nesse contexto, boa parte do Brasil estará nessa estação do ano. Elas se caracterizam pelo fato de apresentar baixas temperaturas em todo o país devido a influência da massa de ar polar.

A umidade, por sua vez, costuma variar pelo país. Em regiões interioranas do Sudeste, o ar costuma ser mais seco. Na região Sul, a umidade do ar tende a ser mais elevada. Essa característica, juntamente com o frio intenso contribui para a ocorrência de neves, inclusive em Santa Catarina.

Em Santa Catarina é bastante comum a ocorrência desse fenômeno meteorológico nesse período. Pensando na importância desse tema, neste conteúdo destacaremos quando deve nevar no estado, quais são os principais pontos na qual a neve deve cair, destacaremos sobre o porque neva na região e contaremos os motivos que contribuem para que isso aconteça.

Quando neva em Santa Catarina
A neve é um fenômeno bastante comum em Santa Catarina. Isso acontece devido ao clima subtropical na região e também ao avanço da massa de ar polar que costuma acontecer nas estações mais frias do ano. A previsão é que a partir do começo do mês de junho, mais precisamente na primeira semana, deva nevar no estado catarinense.

Em quais cidades neva em  SC
Quanto a isso não há muitas novidades até porque existem algumas cidades em que a ocorrência de neve é mais comum. Por esse motivo, destacaremos abaixo sobre as principais regiões do estado que devem nevar.

Urupema
Trata-se do município com maior altitude em Santa Catarina de acordo com o Governo do Estado. Urupema está a 1425 metros acima do nível do mar. No Morro das Antenas, por exemplo, é bastante comum a ocorrência de temperaturas negativas Durante o outono e também o inverno.

O município tem apenas 2,4 mil habitantes e está a 207 quilômetros da capital Florianópolis. No entanto, pelo fato de a cidade ter a maior altitude do Estado, as temperaturas ser frias e o inverno costuma ser muito rigoroso. Trata-se, portanto, de uma das cidades com as temperaturas mais baixas do Estado e também do Brasil.

Nos próximos dias, o município catarinense deve confirmar a tendência de ser uma das regiões mais frias no país. Isso porque, já neste final de semana a temperatura mínima pode chegar a 1 grau negativo.

São Joaquim
Trata-se também de uma das cidades mais frias de Santa Catarina e toda a região sul. No centro de São Joaquim, as árvores congelam através de um sistema de gotejamento. No interior da cidade, as geadas são constantes, especialmente na região do Vale dos Caminhos da Neve.

Vale destacar que o município fica a 230 quilômetros de Florianópolis e também é outra cidade que deve ter neve no estado catarinense. O frio deve persistir no município. Neste final de semana as temperaturas podem chegar a 1 grau abaixo de zero.

Bom Jardim da Serra
Conhecida pelo Mirante da Serra do Rio do Rastro, trata-se do primeiro município no topo da serra para quem vem de Lauro Müller. A cidade também costuma registrar geada e ainda é um dos pontos que mais nevam em Santa Catarina. Bom Jardim da Serra está localizado a 242 quilômetros da capital Florianópolis.
Em relação ao tempo para os próximos dias, a temperatura deve continuar baixa e as mínimas podem chegar a 2 graus a partir da primeira semana de junho, segundo o Climatempo.

Frio em Florianópolis
Pelo menos por enquanto, ainda não há previsão de neve para Florianópolis. No entanto, assim como diversas cidades do interior, as temperaturas devem diminuir a partir do mês de junho, quando as temperaturas mínimas poderão chegar a apenas 11 graus em Florianópolis.

Por que neva em Santa Catarina?
Quando há a combinação entre o frio intenso com a umidade, forma-se condições perfeitas para a ocorrência de neve. Isso também se aplica ao estado de Santa Catarina.

Além disso, é importante destacar que todo o estado está em uma região de média latitude, ou seja, está ao sul do Trópico de Capricórnio e distante da Linha do Equador. As regiões que estão ao sul desse trópico tendem a ser mais frias e isso inclui toda a região Sul do Brasil, incluindo o estado catarinense.

Vale destacar também que essas regiões estão mais próximas dos polos são as regiões mais frias do planeta. Com isso, a massa de ar polar oriunda da Antártica tende a chegar com mais força na região sul e contribuir para a ocorrência de neve em toda a região.

O que faz com que a neve caia?
Como destacamos anteriormente, a combinação entre frio intenso e a umidade contribui para a formação da neve. Vale destacar que esse fenômeno é mais comum em regiões ou média e alta latitude, pois estão mais próximos dos Polos do globo (Polo Ártico no Hemisfério Norte e Antártico no Hemisfério Sul).

Qual é o período em que o fenômeno pode acontecer?
Não há muitos segredos em relação a essa questão. Como esse fenômeno acontece em períodos de frio intenso é mais comum que a neve aconteça durante o outono e o inverno.

Dessa forma, no Hemisfério Sul, incluindo o Estado de Santa Catarina, é mais frequente a ocorrência de neve entre os meses de março e setembro, pois corresponde ao período outono e inverno nessa região.

Por outro lado, essa lógica é oposta no Hemisfério Norte. Nessa região do planeta, onde estão localizados os países europeus e os Estados Unidos, a neve costuma ocorrer entre setembro e março. Esse período é correspondente as estações de outono e inverno na região. Inclusive é bastante comum a ocorrência de neve nas festividades de Natal e ano novo em todo o Hemisfério Norte.

A neve em Santa Catarina é um fenômeno meteorológico corriqueiro e ele é bastante comum durante o inverno. Essa questão ocorre devido às baixas temperaturas e outras questões climáticas típicas dessa estação. Por esse motivo é muito importante entender sobre essas questões e também preparar os agasalhos e as cobertas para se proteger do frio da melhor forma possível.

Inclusive, na maioria das vezes, pessoas de diferentes regiões do país aproveitam este período do ano para visitar algumas cidades catarinenses e curtir a neve típica da região. No entanto, por conta do período atual da pandemia do Coronavírus, os turistas, infelizmente, não poderão aproveitar o período para desfrutar da neve do estado, pois precisam seguir as regras de isolamento social com o objetivo de evitar a disseminação da doença no Brasil e no mundo.

Apesar disso, as pessoas poderão ficar informadas em relação às temperaturas nos próximos dias nos municípios mais frios de Santa Catarina e poderão ver fotos de neves em diferentes cidades para matar a saudade e, quem sabe, em um futuro próximo, eles não poderão viajar com mais segurança.

Fonte: DC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...