Contas estaduais - 30/06/2021 10:14

Tesouro Nacional informa que SC cumpriu as metas de ajuste fiscal de 2020

Governador Carlos Moisés afirma que foi possível cumprir as metas apesar do ano atípico
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Secom, Divulgação
Relatório divulgado pelo Tesouro Nacional informa que o governo de Santa Catarina cumpriu todas as metas e compromissos previstos no Programa de Reestruturação e Ajuste Fiscal (PAF) relativas ao ano de 2020. De acordo com a Secretaria do Tesouro Nacional, órgão do Ministério da Economia, SC atingiu os compromissos previstos sobre dívida consolidada, resultado primário, despesa com pessoal, arrecadação própria, gestão pública e caixa líquido.

Esta é a segunda notícia positiva para Santa Catarina vinda da Secretaria do Tesouro nos últimos dias. Na semana passada, o Estado obteve nova classificação na nota de capacidade de pagamento de dívidas (Capag), subindo de C para B. Assim, passou a poder fazer financiamentos com aval da União junto a instituições financeiras.

De acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda, o Programa de Reestruturação e Ajuste Fiscal, do qual foi divulgado o relatório nesta terça-feira, apresenta metas e compromissos anuais de acordo com a evolução das finanças estaduais, indicadores macroeconômicos para o período e a política fiscal adotada pelos governos signatários. A avaliação do Tesouro foi com base em dados entregues em novembro do ano passado. Esse documento tem também as estimativas de metas para os anos de 2021 e 2022.

O governador Carlos Moisés da Silva afirmou que ao cumprir novamente as seis metas com excelência, o executivo estadual mostrou responsabilidade com a gestão fiscal e a transparência.

- Apesar de um ano atípico e de crise, trabalhamos para alcançar os melhores resultados, adotando medidas para manter o equilíbrio das finanças e o constante desenvolvimento de Santa Catarina – avaliou o governador.

De acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda, na primeira meta, que é a relação entre a dívida consolidada e a Receita Corrente Líquida, SC conseguiu reduzir o comprometimento de 109,9% em 2017 para 89,89% em 2020. Em resultado primário, o Estado conseguiu superávit de R$ 2,68 bilhões, no qual manteve o crescimento do ano anterior.

No caso de despesas com pessoal frente à Receita Corrente Líquida consolidada houve um recuo de 58,47% para 54,88%. Mas considerando somente as despesas com pessoal do poder executivo do Estado, elas atingiram 44,92% em 2020. Outro destaque foi a arrecadação. SC vem alcançando aumento da arrecadação própria que chegou a 76,15% no ano passado enquanto em 2015 estava em 69,31%.

Segundo o Tesouro, o Estado, no ano passado, também teve disponibilidade de caixa para cumprir os compromissos financeiros. Por isso, entregou os relatórios ao Ministério da Economia antes e já recebeu esse retorno de que cumpriu todos os ajustes.

Vale destacar que, apesar de o ano de 2020 ser atípico em função da pandemia, o governo estadual recebeu uma série de ajudas federais, em especial a postergação de dívidas e alguns auxílios, que permitiram ter mais dinheiro em caixa. Municípios e União também tiveram mais flexibilidades financeiras em função da pandemia.

Fonte: DC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...