preocupação - 02/07/2021 09:46

SC tem mais de 100 mil pessoas à espera de cirurgias eletivas

No ano passado, antes da pandemia, eram 73 mil pessoas na fila por uma cirurgia eletiva
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: SES/Divulgação
Além do combate ao coronavírus, um dos principais focos da Saúde em Santa Catarina nos próximos meses será a retomada das cirurgias eletivas. Dados da secretaria de Estado mostram que há mais de 100 mil pessoas na fila de espera por um procedimento. O número cresceu consideravelmente de 2020 para cá, quando houve a suspensão pela necessidade de contenção de medicamentos usados para internação de pacientes em tratamento contra a Covid-19.

No ano passado, antes da pandemia, eram 73 mil pessoas na fila por uma cirurgia eletiva. Com o represamento, a secretaria prepara um retorno gradual dos procedimentos. Segundo o secretário André Motta Ribeiro, aos poucos algumas unidades de saúde já foram liberadas a retomar as agendas.

As eletivas, inclusive, estão entre as três prioridades da secretaria na nova diretriz hospitalar catarinense. Em pronunciamento na Assembleia Legislativa (Alesc) nesta quinta-feira (1º), o presidente da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde de Santa Catarina (Fehoesc), Giovani Nascimento, colocou os procedimentos como prioridade para os próximos meses em SC.

Pelos números mais recentes da secretaria de Saúde, a fila de espera por leitos de UTI está, na prática, zerada. Há em torno de 100 espaços livres. Na manhã de quinta-feira (1º) eram três pessoas na fila, mas se tratavam de casos em que os pacientes não tinha condição de transferência para outras regiões.

Com o alívio das internações, haverá mais disponibilidade de medicamentos. Por isso o Estado consegue planejar a retomada das cirurgias eletivas.

Fonte: DC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...