crime - 09/07/2021 08:30

Pichações nazistas em posto de guarda-vidas serão investigadas em SC

Corpo de Bombeiros informou a Polícia Civil sobre o caso para que seja apurada a autoria
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Redes sociais, Reprodução
Um posto de guarda-vidas dos bombeiros de Balneário Piçarras, no Litoral Norte de Santa Catarina, foi alvo de pichações antissemitas. Imagens que circulam na internet mostram os desenhos de suásticas nazistas e frases de ódio contra judeus. Não se sabe quando ocorreu o ato de vandalismo, mas a corporação diz ter tomado conhecimento do caso na quinta-feira (8) e acionado a polícia.

“Judeus inimigos de Cristo” e “Sem violência” são os dizeres ao lado das imagens das suásticas rabiscadas na parede. Também foi estampada uma Estrela de Davi, símbolo do judaísmo, com a mensagem “No caso dos Judeus é com violência”.

No último final de semana havia equipe no posto e as pichações não estavam lá, o que leva a crer que foram feitas a partir de segunda (5), explica o tenente do Corpo de Bombeiros Ramon Phillipy Coelho.

Ele conta ter feito contato com a Polícia Civil para repassar a ocorrência. Por se tratar de dois órgãos de segurança pública, o registro não será via Boletim de Ocorrência e, sim, por ofício no sistema interno do Estado.

Além do dano ao patrimônio público, previsto no artigo 163 do Código Penal, apologia ao nazismo é crime no Brasil, com pena prevista de dois a cinco anos de reclusão e multa.

As pichações serão apagadas do posto de guarda-vidas nesta sexta-feira (9), e uma nova pintura será feita, de acordo com o tenente do Corpo de Bombeiros. 

Ele conta que os atos de vandalismo são recorrentes nas estruturas usadas pela corporação para resguardar a segurança dos banhistas. O comportamento criminoso causa prejuízo aos cofres públicos.

— É dinheiro que poderia ser usado na compra de equipamentos, mas todo o ano tem de consertar esses estragos — lamenta.

Fonte: NSC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...