soltos - 20/07/2021 09:18

Presos em saídas temporárias não são monitorados, reclama PM de SC

São 24 mil presos no Estado; Destes, 2 mil usam tornozeleira eletrônica
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Sequestro relâmpago em Florianópolis (Foto: Videomonitoramento/PM-SC)
O comandante da Polícia Militar de Santa Catarina , coronel Dionei Tonet, reclamou que não há monitoramento dos presos que recebem a saída temporária. A manifestação ocorre após o crime de sequestro relâmpago que aconteceu no domingo (18), em Florianópolis.

Segundo Tonet, os presos não estão preparados para o convívio social. “O Estado não consegue fazer o monitoramento online desses marginais”.

O policial afirmou que há facilidade para estas saídas e não há controle. Ele disse, ainda, que se houvesse um sistema de reconhecimento facial, semelhante ao já utilizado pela PM-SC, seria possível fazer o georreferenciamento e localizar o preso no caso de alguma situação de risco para a sociedade.

O policial afirmou que reduziu em 22% o índice de confrontos com óbitos. Sobre o desfecho da ação do sequestro relâmpago, fez uma relação de causa e efeito. “O final não era o desejável, mas precisamos neutralizar o bandido para não trazer nenhum outro envolvido”. O marginal, com histórico de passagem policial, morreu;  e as três vítimas foram salvas.

Entre janeiro e junho de 2021, 6730 presos receberam a saída temporária, sendo que 353 evadiram e 213 foram recapturados.  Neste sentido, atualmente, são 140 presos (2,1%) que deveriam retornar ao sistema e seguem nas ruas.

São 24 mil presos em Santa Catarina. Destes, 2 mil usam tornozeleira eletrônica.

O equipamento é utilizado como forma de desafogar o abarrotado sistema prisional. Normalmente, são os presos provisórios com o equipamento.

Os presos em saída temporária são do semiaberto, em fase final da pena e com bom comportamento. Estes, não utilizam tornozeleira.

A Secretaria de Administração Prisional (SC) está com processo aberto de registro de preço para a compra de mais cinco mil tornozeleiras eletrônicas.
Fonte: Renato Igor/ DC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...