imagens - 02/08/2021 15:42

Com chuvas de meteoros, julho contabiliza mais de 2,4 mil registros do fenômeno em SC

Só no sábado (31), foram 230 quedas e uma delas com meteoro explosivo
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Jocimar Justino/Reprodução
As chuvas de meteoros Alfa Capricornídeas e Delta Aquáridas do Sul, que atingiram seu ponto máximo no último final semana, contribuíram para o registro de mais do 2,4 mil registros do fenômeno no céu de Santa Catarina durante o mês de julho. Só no sábado (31), cerca 230 meteoros foram flagrados no céu, com destaque para um meteoro explosivo.

Os meteoros foram registrados por uma estação de monitoramento em Monte Castelo, no Norte catarinense, do astrônomo amador Jocimar Justino.

Segundo ele, os melhores dias do mês ocorreram durante as noites da semana passada. Em duas oportunidades ele registrou cerca de 400 meteoros, a maior taxa da estação em único dia. Nestes dias, houve a ocorrência de um meteoro 'bola de fogo' e meteoros duplos.

Apesar do número, segundo a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), a taxa de queda de meteoros é parecida com anos anteriores.

Julho foi o mês que Jocimar mais captou imagens em sua estação. De acordo com ele, o aumento considerável nos registros de meteoros foi devido ao uso de novos equipamentos de captura dos fenômenos.

"O mês de julho bateu todos os recordes aqui, de recorde diário e mensal também", afirma.

Foto: Jocimar Justino/Reprodução
Fonte: G1
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...