BR-163 - 04/08/2021 09:45

Areia deve viajar mais de 300 km para chegar em obra de estrada em SC

Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
A encrenca dos R$ 350 milhões de reais aprovados pela Alesc para o Estado de Santa Catarina doar para obras federais vai além do impasse sobre em quais lotes utilizar o recurso na BR-470. O engenheiro e consultor da Fiesc ,Ricardo Saporiti, aponta que o Dnit não tem projeto executivo da obra da BR-163 concluído. Em 2019, o órgão federal contratou os serviços de elaboração dos projetos básico/ executivo e construção das obras de adequação para ampliação da capacidade, restauração e eliminação de pontos críticos da rodovia. 

A obra contratada engloba duplicação de pista em pavimento rígido. Na execução especificada pelo Dnit, está previsto o uso de areia comercial, num volume significativo, proveniente da cidade de União da Vitória, no Paraná. Diz Saporiti que a distância de transporte de areia irá provocar “um elevado custo final” da obra. A cidade paranaense fica 340 quilômetros distantes de Guaraciaba (SC).

O Dnit se manifestou por nota:
"A respeito do questionamento sobre a utilização de pavimento rígido nas obras da BR-163/SC, informamos:
A aplicação de pavimento rígido na obra de adequação para ampliação de capacidade, restauração, melhoramentos e eliminação de pontos críticos na BR-163/SC ocorre a partir de decisão técnica, inclusive observando a vantajosidade econômica para a União.
Essa decisão foi embasada por estudos realizados para a licitação da obra, e que se mantém atualizados e comprovados no que tange a qualidade e custo do empreendimento.
Os estudos citados demonstram que a principal vantagem se deve a maior vida útil do pavimento (com previsão de 10 anos para flexível e 20 anos para rígido), o que reflete diretamente nos custos de manutenção e restauração da rodovia."

Fonte: Renato Igor/ DC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...