IMUNIZAÇÃO - 06/08/2021 08:01

Dor no braço após a vacina contra Covid? Entenda os motivos

Efeito da agulha? Da substância? Veja as explicações para uma das reações mais comuns entre vacinados
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
A dor no braço é relatada como uma das principais reações às vacinas contra Covid-19 desde a fase de testes e do início da aplicação dos imunizantes no país, no início do ano. Ainda assim, à medida que a campanha de vacinação avança, muita gente tem dúvidas sobre as causas dessa reação, ou mesmo se surpreende com a intensidade em alguns casos. Seria consequência da agulha usada para a aplicação? A própria substância da vacina agindo no local? 
Deve preocupar?

Por que a vacina causa dor no braço?
A dor no braço em que a vacina foi aplicada já é um início de reação de defesa do organismo. Ela em geral está mais relacionada a componentes da vacina do que à agulha usada para a aplicação.
A professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Felipa Amadigi, explica que a dor é sinal de uma resposta inflamatória do músculo do braço em que o imunizante foi injetado.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC) informa que a dor no braço é uma das reações mais comuns. A resposta é explicada no Manual de Eventos Adversos Pós-Vacinação, do Ministério da Saúde. O documento diz que "a introdução de uma agulha, por si só, é capaz de provocar lesão muscular e irritação local. Além disso, substâncias utilizadas nas vacinas têm por finalidade estimular o sistema imunológico, promovendo uma reação local de inflamação que ajuda na resposta imunológica".

Devo me preocupar?
A boa notícia é que a dor no braço não ocorre com todas as pessoas, do mesmo modo que a febre, dor no corpo e outras reações comuns às vacinas contra Covid. A resposta varia de indivíduo para indivíduo.

A reação também não deve ser motivo de preocupação. Segundo a Dive-SC, as bulas das quatro vacinas contra Covid atualmente utilizadas no Brasil trazem como reação muito comum a dor no local da aplicação.

Segundo a professora de Enfermagem da UFSC, o sintoma tende a desaparecer em até 48 horas após a aplicação da dose.

– Uma reação mais inflamatória, com dor, o braço um pouco endurecido, quente, dor ao movimentar, faz parte das reações esperadas. É uma resposta do músculo. Elas devem desaparecer em até 48 horas após a vacina. Caso não passe, é importante entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima para ter um acompanhamento da evolução dos sinais – explica a professora.

Devo tomar algum remédio?
Segundo a professora de Enfermagem da UFSC, a orientação é para que não se altere a reação do corpo ao imunizante, por isso nem mesmo medidas como bolsa de água quente no local da aplicação são recomendadas.

A situação muda se a resposta do corpo envolver febre, por exemplo. Nesse caso, o uso de antitérmico a que o paciente esteja acostumado a usar é aconselhado, assim como a procura por uma unidade de saúde se o sintoma permanecer.

Com ou sem dor no braço, a reação não deve desestimular ninguém a tomar a vacina da Covid.

– Nem todos apresentam reações adversas, mas mesmo as reações que ocorrem são mais muito mais simples do que sintomas de Covid-19. Isso não deve ser motivo para que as pessoas deixem de tomar a primeira ou segunda dose – afirma Felipa Amadigi.

Por que a vacina é aplicada no braço?
Segundo a professora da UFSC, em vacinas como a da Pfizer, a indicação para aplicação no braço já consta na bula do imunizante. Isso porque foi desta forma que as vacinas foram aplicadas durante os testes. Em geral, os músculos dessa região têm uma boa capacidade para receber as substâncias. No entanto, o Plano Nacional de Imunização (PNI) permite a aplicação de vacinas em que não haja especificação em bula em outras áreas do corpo. Um exemplo é a região do quadril, que pode ser uma estratégia usada com pessoas acamadas, muito magras ou debilitadas.

Outras vacinas também causam dor no braço?
A Dive-SC afirma que a dor no local da aplicação pode ocorrer em qualquer vacina, não apenas no caso dos imunizantes contra Covid-19. A professora Felipa Amadigi diz que outro exemplo que costuma deixar a região do braço dolorida é a vacina contra o tétano. Mesmo assim, também não são todas as pessoas que apresentam esse sintoma. Em outros casos, a febre costuma ser uma resposta mais comum.

No caso das vacinas em uso contra Covid-19, não há indicativo de que alguma vacina específica cause mais dor no braço do que outras.

Fonte: DC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...