Crime - 09/08/2021 13:33

Busto de Hitler: venda de objetos nazistas gera denúncia em cidade de SC; veja

Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

A venda de objetos que apontam para a apologia ao nazismo no Mercado de Pulgas, que fica anexo ao Museu da Cultura Italiana, em Nova Trento, no Vale do Rio Tijucas, chamou a atenção de um turista no último final de semana.  Ele denunciou o caso nesta segunda-feira (9) à Polícia Civíl, em Balneário Camboriú, e também ao Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC).

Há um busto de Adolf Hitler e também uma placa com o símbolo nazista e a frase “Eintritt Verboten” (Entrada Proibida).

“Eu fui passear com a família, fomos numa confeitaria em Brusque e depois fomos para Nova Trento. Entramos, achei a loja bem bonita. Mas quando vi os objetos fiquei muito incomodado. Perguntei ao funcionário, muito educado, por sinal, que parecia constrangido em tratar do assunto. O trabalhador da loja afirmou que está há um mês no local e sugeriu ao proprietário que retirasse os objetos, mas que o mesmo afirmou que “a loja é dele e ele vende o que quiser”. 

"Eu fiz as fotos, fui ao banheiro, passei uma água no rosto e retirei a minha família do local porque não estava me sentindo confortável com a situação”, declarou à coluna.

A legislação brasileira estabelece que é crime “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo”. O artigo aborda discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

O jornal “O Globo” informou, no último sábado (7), que o número de inquéritos abertos pela Polícia Federal para investigar casos de apologia ao nazismo aumentou em 2020. Passou de 20, em 2018, para 69 registros em 2019. Em 2020, foram 110 casos, o que representa um crescimento de 59% e uma média de um inquérito aberto a cada três dias.

O Museu da Cultura Italiana e o Mercado de Pulgas estão fechados nesta segunda-feira (9). A coluna buscou o contato com a loja e o proprietário, mas ainda aguarda o retorno.

São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul são os Estados com maior número de casos investigados pela Polícia Federal.

Foto: arquivo pessoal

Fonte: Renato Igor/ DC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...