ATENÇÃO - 10/08/2021 08:42

Fiocruz alerta sobre patamar “extremamente grave” de síndrome respiratória em SC

Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
O último boletim InfoGripe da Fiocruz aponta Santa Catarina entre os estados onde os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) continuam em nível “extremamente grave”, com 10 registros para cada 100 mil habitantes. Durante a pandemia, a maioria dos registros de SRAG são causados por Covid-19 – o que acende o sinal de alerta.

“Como os casos de SRAG são essencialmente casos severos, que demandam hospitalização, ou casos que vieram a óbito, estas taxas preocupam por impor demanda significativa ao sistema hospitalar”, informa o boletim.

São ao todo sete estados e o Distrito Federal nessa condição: São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Acre, Goiás e Mato Grosso do Sul. Em SC, são 10,9 casos para cada 100 mil habitantes. A situação mais grave é a de Goiás, onde foram contabilizados 20,5 casos para cada 100 mil moradores. A base de dados é da semana de 25 a 31 de julho.

A análise de tendência de curto prazo, observadas as últimas três semanas, coloca Santa Catarina como um dos estados no país com nível moderado de alta em casos de SRAG. A longo prazo, no entanto, os números apontam estabilidade – o que indica que é necessário seguir o acompanhamento para comprovar se houve uma pequena oscilação, ou se há tendência de crescimento. Nessa análise, a situação do Estado coincide com a média nacional.

A tendência apontada pelo boletim contrasta com a redução no número de internações e óbitos por Covid-19 que foi observada ao longo das últimas semanas, e alerta para o risco de um novo recrudescimento da pandemia. A recomendação da Fiocruz é conter as contaminações.

“É preciso maior controle da transmissão para que nas próximas semanas a redução seja mais expressiva. Este controle deve vir das várias ações de vigilância acompanhados de ampliação da cobertura vacinal, visto que as vacinas protegem para evitar agravamento de casos, diz o documento.


Fonte: Dagmara Spautz/ DC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...