DOAÇÃO RECEBIDA - 02/09/2021 16:29

SC recebe doação de mais de 200 mil equipamentos e itens médicos para acelerar vacinação

Balanço parcial divulgado pelo Movimento Unidos pela Vacina aponta que quase 70 cidades já receberam as doações que visam ajudar o SUS no processo de imunização contra a Covid-19
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Expectativa é de que o número de itens some 400 mil ao final das entregas – Foto: Unidos pela Vacina/Divulgação
Um balanço parcial da campanha de doações de equipamentos apresentado pelo Movimento Unidos pela Vacina na sede da Granfpolis (Associação dos Municípios da Grande Florianópolis) nesta quinta-feira (2) mostrou que até o momento, 68 cidades já receberam 205.602 equipamentos e produtos para ajudar o SUS (Sistema Único de Saúde) a acelerar a vacinação contra a Covid-19 em Santa Catarina.
Todos os 156 municípios catarinenses que apresentaram demandas na pesquisa realizada pelo movimento nacional Unidos pela Vacina foram atendidos pela campanha.
A expectativa é de que o número total de itens some 400 mil ao final das entregas, ainda em setembro. Com isso, o valor estimado deve saltar dos atuais R$ 1,1 milhões para R$ 2,5 milhões. Em Santa Catarina foram 31 empresas doadoras.
Como foi realizada a campanha
Todos os municípios do país receberam um questionário para um amplo levantamento de necessidades no que diz respeito à vacinação contra a Covid-19. Os 295 municípios de Santa Catarina responderam a pesquisa e 156 solicitaram algum tipo de apoio: 58 do Oeste, 19 do Norte, 14 da Serra, 23 do Vale do Itajaí, 17 da Grande Florianópolis e 25 do Sul.
Neste primeiro balanço, estão os seguintes equipamentos e produtos: 365 geladeiras/freezers, 160 câmaras frias, 139 aparelhos de ar condicionado, 100 computadores, 23.134 aventais, 15.000 caixas de máscaras, 8.284 caixas coletoras , 3.090 pacotes de bolas de algodão, 1.972 álcool gel, 153.358 outros itens.
Em todo o país, 80% dos municípios que encaminharam suas demandas já foram atendidos com mais de 800 mil itens. As doações não foram feitas em dinheiro. As empresas adquiriram os materiais e repassaram às secretarias de saúde dos municípios e Estados por meio do Unidos pela Vacina.
Unidos pela Vacina
O Unidos pela Vacina reúne, em todo o país, mais de 3 mil pessoas. A mobilização começou em janeiro por iniciativa do Grupo Mulheres do Brasil para engajar a sociedade no combate à pandemia do novo coronavírus e conseguir vacinar a população adulta até setembro.
“Todo mundo achava que não ia dar, mas deu certo porque a sociedade civil, empresários, voluntários, todos se uniram”, comemorou a líder do movimento, Luiza Trajano, em um vídeo exibido no evento.
“Agradecemos a todos os governos, municipais e estaduais, às empresas que doaram os materiais neste momento tão difícil e às mulheres do Brasil e de Santa Catarina. Estamos deixando um legado. E Santa Catarina fez bonito. Muito obrigada”, agradeceu.
O ato organizado pelo Movimento Floripa Sustentável, com apoio da Granfpolis, teve a presença da vice-presidente do Grupo Mulheres do Brasil e responsável pela Região Sul do Unidos pela Vacina, a empresária catarinense Sônia Hess.
“O legado deixado é muito importante, pois os equipamentos continuarão nos municípios, melhorando a infraestrutura na área da saúde para atender uma tarefa que continua, pois a pandemia não acabou e novas vacinações serão necessárias”, enfatizou Hess.
Em Santa Catarina, o Unidos pela Vacina é coordenado pela líder do Mulheres do Brasil, Annalisa Blando, e pelo líder empresarial João Martinelli. A Associação FloripAmanhã e o Floripa Sustentável atuaram na articulação de ações para a captação de doações na Grande Florianópolis. As demais regiões ficaram a cargo das líderes dos núcleos do Mulheres do Brasil.
Durante a solenidade, o secretário de Saúde de Major Gercino, Marcos Marcelino, que representou os secretários municipais de Saúde, recebeu o enfermeiro Fabio Junior Rosa, coordenador da Atenção Básica do município, para uma homenagem especial a todos os profissionais da saúde.
Além de diversos prefeitos e secretários presentes, a Assembleia Legislativa foi representada pela deputada estadual Dirce Heiderscheidt. O evento foi transmitido ao vivo e está disponível no canal do YouTube Mulheres do Brasil.

Fonte: ND mais - notícia do dia
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...