SITUAÇÃO PREOCUPANTE - 04/09/2021 09:42

SC tem nove cidades em nível crítico de estiagem e seca extrema

Boletim Hidrometeorológico divulgado pelos órgãos de controle do Estado ainda mostram 83 cidades em atenção e 27 em alerta
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Estado possui nove municípios em situação de alerta – Foto: Comitê de Bacia Hidrográfica de Chapecó/Divulgação
Órgãos de monitoramento de Santa Catarina emitiram, na sexta-feira (3), um Boletim Hidrometerológico relatando a situação do abastecimento de água no Estado diante da ocorrência de seca extrema e de estiagem.
No total, são nove cidades que apresentam níveis críticos relacionados aos baixos índices de chuva, além de 83 municípios que foram enquadrados em estado de atenção e 27 em estado de alerta.
Além disso, as informações das autoridades dão conta de que os índices de chuva no mês de agosto foram baixos na maior parte de Santa Catarina.
O Litoral Norte foi a única região que registrou índices pluviométricos acima dos 100 mm, por conta da umidade do mar. No resto do Estado, a precipitação do mês ficou abaixo dos 70 mm, com destaque para cidades do Meio Oeste, onde os acumulados ficaram entre 20 mm e 60 mm.
Há ainda um acompanhamento dos órgãos para verificar se a previsão de baixa ocorrência de chuva vai acontecer. Isso porque a expectativa já é de que os níveis dos rios não retornem à média histórica até o início do próximo ano. Essas condições seguem impactando, principalmente, as regiões Oeste e Meio Oeste.
Cidades
Índices de seca extrema:
Tunápolis;
Santa Helena;
Belmonte;
São Miguel do Oeste;
Barra Bonita.
Estiagem por problemas de abastecimento:
São Miguel do Oeste;
Águas Frias;
Monte Carlo;
Porto Belo.
Previsão para setembro
Segundo as informações do governo estadual, deve haver chuva considerável até o dia 8 de setembro no Estado. No entanto, a previsão indica a passagem de sistemas frontais que provocam chuva irregular no Estado.
A partir do dia 9 e se estendendo até o dia 16 deste mês, os indicadores apontam melhora na distribuição de chuva, com volumes que oscilar entre 20 mm e 90 mm, no máximo. Há expectativa de que os maiores volumes ocorram entre as regiões Oeste e Centro-Norte catarinense.
No geral, setembro, outubro e novembro devem ter chuvas abaixo do normal para a época entre o Extremo Oeste e Meio Oeste, enquanto Litoral e planaltos ficam próximo da média esperada.
O Boletim Hidrometeorológico é uma publicação da Defesa Civil de Santa Catarina e da SDE (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável), por meio da Sema, com a parceria da Aresc (Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina) e outras agências reguladoras.
VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: ND mais - notícia do dia
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...