Repercussão - 08/09/2021 07:52

Ministros do STF devem se posicionar após declarações de Bolsonaro nesta quarta

Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal, deverá se manifestar após ser chamado de "canalha" pelo presidente
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Bolsonaro chamou Luiz Fux de “canalha” em ato de 7 de Setembro – Foto: Reprodução

Jair Bolsonaro (sem partido) estará em reunião com o primeiro escalão e convidados do governo federal na manhã desta quarta-feira (8), após os atos do 7 de Setembro em que criticou o STF (Supremo Tribunal Federal). O presidente do STF, Luiz Fux, deverá se manifestar no início da plenária com os demais membros da Suprema Corte.

Em discursos na Esplanada dos Ministérios, Bolsonaro mencionou o Supremo e, indiretamente, criticou o ministro Alexandre de Moraes. Já na avenida Paulista chamou o ministro, que é é relator do inquérito das fake news, de “canalha”. Fux e os demais magistrados devem se posicionar sobre as declarações do presidente.

“Não vamos mais admitir pessoas como Alexandre de Moraes continuem a açoitar a nossa democracia e desrespeitar a nossa Constituição. Ele teve todas as oportunidades para agir com respeito para todos nós, mas não agiu dessa maneira como continua não agindo”, disse Bolsonaro. “Ou o ministro se enquadra ou ele pede para sair.”
Convocação do Conselho de Governo

Bolsonaro também afirmou que convocaria o Conselho da República. Entre os membros estão o vice-presidente da República, o general Hamilton Mourão, os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e os líderes da maioria e da minoria das respectivas casas.

O órgão aconselha o presidente em casos de crise, especialmente quanto a decretar intervenções federais, como estado de defesa ou de sítio.

Porém, o Palácio do Planalto informou que não haveria reunião do Conselho da República. Na verdade, a reunião seria a do Conselho de Governo, com ministros, o vice-presidente e convidados. O último encontro do grupo aconteceu em 19 de novembro de 2020.

O presidente disse que os atos do 7 de Setembro são um ultimato para todos os que ocupam posições na Praça dos Três Poderes. Entre os motivos que levaram Bolsonaro a atacar o STF é a defesa de conservadores presos por determinação de Moraes.

Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...