Covid-19 em Santa Catarina - 13/09/2021 13:11

Mortes são registradas em 45 municípios nos últimos sete dias

Cidades como Palhoça e Lages, por exemplo, não constam com registro de óbitos pelo novo coronavírus, de 6 a 12 de setembro
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

Santa Catarina tem 250 municípios sem registro de mortes por Covid-19 nos últimos sete dias, das 295 cidades catarinenses. A informação foi apurada nesta segunda-feira (13) pelo portal ND+ na ferramenta de BI (Business Intelligence) do governo do Estado.

Isso significa que as últimas 95 mortes no período pelo novo coronavírus, em Santa Catarina, foram quantificadas em 45 cidades.

Municípios como Palhoça e Lages, por exemplo, não constam com registro de óbitos pela Covid-19, de 6 a 12 de setembro. Importante anotar que as mortes no período pesquisado podem ter acontecido anteriormente, porque a confirmação da Covid aconteceu posteriormente, segundo a SES (Secretaria de Estado da Saúde). O mesmo acontece com as cidades sem registros, que podem ter óbitos no período sem a confirmação da doença até o momento.

Para o superintendente da Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica), Eduardo Macário, os números retratam o cenário epidemiológico no Estado. “Com o avanço da vacinação, os municípios com uma população menor já têm boa parte vacinada e a falta de aglomerações nestas regiões contribui para o controle da doença. Hoje, os casos graves estão concentrados em 10 municípios, de maior população, mas com o avanço da vacinação todos estarão protegidos”, anotou.

Há 10 dias sem mortes, Palhoça comemora a marca. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os últimos óbitos foram registrados no dia 3 de setembro. Foram duas vítimas no mesmo dia. O município confirmou 29.158 casos desde o começo da pandemia e, atualmente, tem 187 casos ativos. São 340 mortes no município da Grande Florianópolis.

“Entre as cidades com 180 mil habitantes, Palhoça teve um dos menores índices de mortalidade. Isso é fruto do comprometimento das equipes de saúde, da política de distanciamento social que possibilitou o tratamento em todas as unidades de saúde e do avanço da vacinação. Mesmo assim, precisamos manter os cuidados para evitar a propagação da Covid, como o uso de máscara, higiene de mãos e distanciamento”, destacou o secretário de Saúde de Palhoça, Rosinei Horácio.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, o Estado contabiliza 1.166.871 pacientes com confirmação de infecção pelo novo coronavírus. De acordo com o boletim divulgado no domingo (12) 1.140.808 pessoas estão recuperadas e 7.127 continuam em acompanhamento. Ao todo, a Covid-19 causou 18.936 óbitos no Estado. A taxa de letalidade atual é de 1,62%.

A pandemia demonstra um recuo de 470 de casos ativos. Apesar disso, foram registradas mais 11 mortes nas últimas 24h. Há 293 cidades com pelo menos um óbito. A estimativa do governo do Estado é que 41 municípios não tenham casos ativos.

Atualmente, a regional de saúde com mais casos ativos proporcionalmente à população é a de Xanxerê, com 206 para cada 100 mil habitantes. Em seguida, estão Oeste (180) e Nordeste (143). As que menos têm são Médio Vale do Itajaí (45), Carbonífera (46) e Alto Uruguai Catarinense (48).

A taxa de ocupação dos leitos de UTI Adulto pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em Santa Catarina é de 63,8%. Isso significa que, dos 1.510 leitos existentes no Estado para adultos, 964 estão ocupados, sendo 410 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus.

Cidades com registros de mortes nos últimos sete dias

Blumenau, Barra Velha, Chapecó, Joinville, Florianópolis, Faxinal dos Guedes, Balneário Piçarras, Santa Rosa do Sul, São Carlos, Mafra, Imaruí, Lontras, Itajaí, Capivari de Baixo, Gaspar, Concórdia, Rio do Sul, Canoinhas, Brusque, Tubarão, Lindóia do Sul, Pedras Grandes, Navegantes, São Bento do Sul, Balneário Camboriú, Turvo, Ponte Cerrada, Porto Belo, Itá, Bandeirante, São João Batista, Armazém, Morro Grande, Barra Velha, Biguaçu, São Francisco do Sul, Xanxerê, Navegantes, Campo Erê, Jaraguá do Sul, Curitibanos, Treze de Maio, Nova Trento, São José e Criciúma.

Fonte: R7
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...