susto - 15/09/2021 07:13

Cobra levada a hospital ajuda a salvar criança em SC e serve de alerta

Menino de apenas um ano foi picado por uma jararaca enquanto brincava no quintal da avó
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Reprodução/ Redes Sociais
A foto de uma cobra no Pronto-Socorro do Hospital Santo Antônio, em Blumenau, chamou a atenção nesta semana ao ser publicada nas redes sociais. É que apesar de parecer inusitado, o fato de ela estar no local ajudou a salvar a vida de um menino de apenas um ano. O garoto foi picado pela serpente e um vizinho conseguiu matá-la. Assim, a família pôde levar o animal junto ao médico e garantir uma intervenção mais adequada para evitar um desfecho ruim.

Benjamin brincava no quintal da casa da avó no final da tarde de segunda-feira (13) quando ocorreu o acidente. Ele corria atrás de uma bola e repentinamente começou a gritar e chorar. Assim que a senhora foi acudi-lo, avistou a cobra do lado do pé do neto. Enquanto avisava o pai do menino, um vizinho matou o bicho e o colocou num pote. 

Quando Paulo Henrique de Almeida Machado chegou ao pronto-socorro tinha como auxiliar a equipe no atendimento ao filho.

— A médica atentamente bateu foto da cobra e mandou para o órgão responsável. Em poucos instantes já tivemos a resposta de que era um filhote de jararaca e a doutora iniciou com o antídoto e a hidratação — conta o pai.

Paulo trabalha no Hospital Santo Antônio na área de radiologia e sabe que ter levado o animal junto contribuiu para que a intervenção médica fosse mais rápida e garantisse a pronta recuperação do garoto, que apresentava irritação no local da picada. A jararaca é venenosa e responsável por 96,7% dos incidentes com serpentes no Estado, de acordo com o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de SC (CIATox).

O órgão presta orientação aos hospitais sobre as espécies quando os pacientes conseguem mostrar ou descrever as caracterizadas do animal responsável pela picada, o que facilita o atendimento médico. Além disso, também faz o acompanhamento do caso. O pequeno Benjamim, por exemplo, segue hospitalizado para fazer uma bateria de exames. Já foram três coletas de sangue até o momento e ele evolui bem. A expectativa é de que possa estar logo em casa.

Paulo conta que no dia do acidente, de manhã, mandou mensagem à esposa comentando o caso do menino morto em Salete, no Alto Vale do Itajaí, após ser picado por um animal peçonhento. A suspeita é que Brayan Gabriel Duarte dos Santos, de dois anos, tenha sido atacado enquanto dormia. A família só percebeu mais tarde, quando o pequeno passou mal e foi levado ao hospital com sinais de ferida no pescoço.

O caso reforça que saber qual animal provocou a picada e buscar atendimento rápido pode ser a diferença entre a vida e a morte. Segundo o CIATox, ao menos sete pessoas morreram entre 2014 e 2020 após o ataque de serpentes porque buscaram socorro muito tarde.

— Após acidentes com animais peçonhentos é de extrema importância para o melhor atendimento do paciente saber a espécie. A jararaca, que foi a serpente que causou o acidente, pode ser confundida pela população por cobras não venenosas, o que poderia trazer maiores danos — frisa o médico coordenador do Pronto Socorro do HSA, Augusto Cezar de Santana Ronchi.
Fonte: NSC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...