resgate - 16/09/2021 09:13

Morador encontra cobra de 1,5 metro em quarto de ferramentas em SC

Biólogo diz que só neste ano 180 serpentes já foram recolhidos na cidade
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Biólogo da Fujama recolheu o animal e soltou em uma área de mata(Foto: Arquivo pessoal)
Um morador de Jaraguá do Sul pediu auxílio da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) após encontrar uma cobra enrolada dentro de um quarto de ferramentas que fica anexo à casa da família. A serpente, não venenosa, é da espécie caninana e foi resgatada na quarta-feira (15).

De acordo com o biólogo Christian Raboch, que trabalha na fundação e recolheu o animal, o morador viu a cobra entrando no local e, com medo que ela pudesse ser ferida ou até morta por alguém, resolveu ligar para a Fujama para que o animal fosse resgatado e solto em uma área de mata. Raboch conta que esta é a segunda caninana que aparece neste ano na casa do homem. Além disso, só em 2021, a fundação já recolheu mais de 180 serpentes na cidade.

Raboch explica que as cobras são répteis que têm sangue frio. E a temperatura do corpo do animal pode variar conforme o clima. A serpente encontrada, de nome científico Spilotes pullatus, pode chegar a 2,5 metros de comprimento na fase adulta.

- No inverno, elas ficam entocadas esperando o tempo esquentar. Agora, a temperatura está mais quente e, consequentemente, esquenta o metabolismo dos animais. Aí elas começam a sair para  procurar parceiros e se reproduzir e animais para comer. Por isso, aparecem na casa das pessoas - explica.

Como proceder
Caso uma cobra apareça na residência, a orientação de Raboch é de que o morador mantenha a calma, prenda cães e gatos, por segurança dos animais domésticos e dos silvestres, e peça auxílio dos órgãos municipais responsáveis pelo resgate, como a Fujama, que atua em Jaraguá do Sul. 

Mesmo por não se tratar de um animal peçonhento, o biólogo explica que a caninana pode ficar estressada ou assustada e morder. A orientação é de que, caso o morador seja mordido, lavar bem o local com água e sabão e ir direto ao hospital.

- Apesar de não ter veneno, o animal pode ter inúmeras bactérias na boca que podem levar a alguma infecção mais grave. Pois se trata de um bicho que se rasteja e come rato e outros animais - explica.

Dicas de prevenção 
No total, conforme dados da Fujama, desde 2017, mais de 1400 animais silvestres foram resgatados na cidade. Desde cobras, gambás, corujas e lagartos. Só em 2019, foram mais de 400 resgates realizados pela Fujama. 

Neste ano, mesmo que ainda seja inverno, conforme o biólogo que atua na fundação, é possível que um recorde de aparição de animais seja batido. Gilberto Duwe, que também atua na fundação, diz que as cobras são atraídas pelo cheiro da urina de roedores e segue atrás em busca de alimentar-se. Na cercania de galinheiros, normalmente, há incidência de roedores, principalmente pelo alimento dado às galinhas. 

- Então é fácil para o rato conseguir alimento. Consequentemente, é fácil para a jararaca conseguir o alimento que é o próprio rato. Por isso é importante as pessoas se atentarem à presença de roedores próximo de casa e procurar fazer a eliminação deles. É uma forma mas tranquila de evitar o aparecimento de serpentes, principalmente as peçonhentas como jararaca e jararacuçu - pontua. 

Entre as dicas de prevenção para evitar a visita de serpentes em casa está manter o terreno limpo, sem mato ou entulho, que contribui para visualização desses animais quando entram nesses espaços. 

- Ações como esta, além uso de equipamentos de proteção individual e o controle de roedores ajudam, mas é necessário também sempre prestar a atenção por onde anda para evitar problemas - recomenda Duwe.

Fonte: NSC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...