acerto de contas - 28/09/2021 06:47

MEIs têm até quinta-feira para negociar dívidas tributárias

Segundo a Receita Federal, o país tem 4,3 milhões de MEIs inadimplentes
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Microempreendedores individuais (MEIs) que ainda não pagaram ou definiram parcelamento de dívidas tributárias de 2016 poderão acertar essas contas até esta quinta-feira, dia 30 de setembro. Esse foi o prazo prorrogado pela Receita Federal para regularizar dívidas de INSS, ISS e ICMS feitas antes de 2017. Quem não acertar as contas será colocado em dívida ativa a partir de outubro, o que significa mais burocracia e custo para regularizar a situação.

A inscrição em dívida ativa significa custo de 10% a mais no imposto devido à União, que é o INSS. Além disso, existem os acréscimos nos impostos estaduais e municipais, o ICMS e ISS, respectivamente.

As maiores perdas para os MEIs incluídos na  dívida ativa são deixar de ser segurados no INSS, serem excluídos do regime do Simples Nacional e ter maiores dificuldades para obter empréstimos e financiamentos.

Segundo a Receita Federal, o país tem 4,3 milhões de MEIs inadimplentes, que devem R$ 5,5 bilhões em impostos. A inscrição na dívida será para débitos de R$ 1 mil ou mais. Quem tem dúvidas sobre como acertar as contas pode procurar uma unidade do Sebrae ou um profissional de contabilidade. A Receita Federal também pode fornecer explicações.


Fonte: Estela Benetti/ DC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...