viagem - 05/10/2021 07:07

Cruzeiros estão liberados no Brasil, mas há impasse em SC

Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
O Ministério do Turismo anunciou no fim de semana que o governo federal autorizou oficialmente a próxima temporada de cruzeiros marítimos no Brasil. A informação trouxe alento ao setor e perspectiva de uma ótima temporada em Santa Catarina, com mais de 50 escalas de transatlânticos em Balneário Camboriú, Porto Belo e Itajaí. Mas ainda é preciso resolver um impasse.
A Portaria 657/2021, que autorizou os cruzeiros, permite somente a navegação em águas nacionais. Significa que os roteiros internacionais, que incluem escalas na Argentina e no Uruguai, não foram permitidos. Isso afeta diretamente cruzeiros operados a partir de Itajaí, que desde 2019 é uma das poucas cidades brasileiras a operar com o selo de “home port”, porto de embarque de passageiros ou ponto de partida de viagens.
A maioria dos roteiros operados a partir de Itajaí segue até os países vizinhos. Outros portos, como Santos e Rio de Janeiro, também têm rotas para Argentina e Uruguai, que são bastante procuradas. Diante disso, o setor está pedindo ao governo que reconsidere as rotas internacionais nas próximas semanas.
- Estamos trabalhando com a Casa Civil. Com as fronteiras aéreas abertas e as terrestres sendo discutidas para abertura, entendemos que é possível abrir as marítimas também – diz o presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia/Abremar), Marco Ferraz.

Retomada
A temporada de cruzeiros na América do Sul foi cancelada em 2020 devido à situação da pandemia. Por isso, as companhias e o setor turístico que atendem as escalas aguardavam com expectativa a resposta do governo sobre a retomada do turismo de transatlânticos no Brasil.
Em Santa Catarina, estão confirmadas 33 escalas em Itajaí, 10 em Porto Belo e pelo menos 11 em Balneário Camboriú. Serão 570 escalas em todo o país, com expectativa de movimentar R$ 2,5 bilhões na economia do pais e gerar 35 mil vagas de emprego, 11% a mais do que na temporada 2019.
A confirmação de que o Brasil receberá navios de cruzeiro neste verão vem após a Anvisa ter se manifestado, há poucas semanas, dizendo que ainda não considerava segura a liberação do turismo de transatlânticos no país. Com a emissão da Portaria 657/2021, o governo indica que chegou a um acordo quanto à operação dos navios. No entanto, a Anvisa ainda terá que publicar quais serão as regras para a temporada.
Os protocolos a serem definidos pela Anvisa devem incluir a testagem obrigatória de passageiros e tripulantes, vacinação, uso de máscara, redução de capacidade de ocupação dos navios, e regras para desinfecção de áreas comuns.


Fonte: Dagmara Spautz/ DC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...