advocacia - 07/10/2021 09:15

Eleição da OAB em SC tem quatro pré-candidatos definidos; saiba os bastidores

As inscrições oficiais das chapas vão de 11 a 26 de outubro
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Eleição na OAB catarinense será em 25 de novembro (Foto: Divulgação OAB-SC)
Com quatro chapas, sendo duas lideradas por mulheres e duas por homens, a eleição da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC) está desenhada. Anúncios oficiais nas últimas horas confirmaram nomes antes cogitados nos bastidores para a disputa marcada para 25 de novembro. A votação será feita de maneira híbrida, com possibilidade de participação de forma presencial ou online.
As inscrições oficiais das chapas vão de 11 a 26 de outubro. Nesse período, aguarda-se a confirmação dos quatro nomes que hoje são pré-candidatos à presidência. São eles, em ordem alfabética: Claudia Prudêncio, Gabriel Kazapi, Hélio Brasil e Vivian De Gann. Além deles, as chapas serão compostas por dezenas de outros candidatos a diferentes cargos, incluindo as vagas no Conselho Federal da OAB.
Na prática, pelas informações de bastidores, o cenário é formado por duas chapas que representam situação e oposição e outras duas que são dissidências, uma delas da atual situação e outra da oposição.

Veja abaixo os detalhes:

Claudia Prudêncio
A advogada que hoje presidente a Caasc, braço assistencial da OAB-SC, representa a atual base de comando da seccional catarinense. Ela substitui na candidatura Rafael Horn, presidente da entidade e até então pré-candidato à reeleição. Um acordo de bastidor para que ele assuma o cargo de tesoureiro na direção nacional da OAB seria o motivo da mudança. Para que isso ocorra, porém, a chapa de Claudia precisa ser eleita já que ele faz parte do grupo como candidato a uma vaga no Conselho Federal.

Gabriel Kazapi
A chapa comandada pelo ex-candidato a vice-prefeito de Florianópolis é vista como uma dissidência do grupo encabeçado por Hélio Brasil, que também vai concorrer em novembro. Kazapi afirma que mais de 200 pessoas se dispuseram a participar da sua chapa. Ele cita outros nomes que se colocaram como pré-candidatos na composição do grupo: Mara Mello e Retijane Popelier. O discurso usado por Kazapi é de oposição ao trabalho desenvolvido por Rafael Horn atualmente na entidade.

Hélio Brasil
Também candidato em 2018, o advogado tenta chegar à presidência da OAB-SC pela segunda vez. Na primeira tentativa, há três anos, ele perdeu a disputa para Rafael Horn por 140 votos. Naturalmente, pelo histórico dos últimos anos, Hélio Brasil se apresenta como oposição à direção atual. No currículo, ele tem uma passagem como presidente da Associação dos Advogados Criminalistas de SC. Nos últimos meses, o pré-candidato tem feito roteiros pelo Estado em busca de apoio dos colegas de classe.

Vivian De Gann
A advogada foi confirmada como o nome da quarta chapa na noite desta quarta-feira (6). O movimento é chamado de "OAB com a sua cara". Ele representa uma dissidência da atual diretoria. O ex-presidente da OAB-SC, Tullo Cavalazzi Filho, iniciou a formação da chapa depois de demonstrar descontentamento com a ideia de Rafael Horn concorrer à reeleição. Vivian é vice-presidente da Comissão Estadual de Integridade e Governança da Seccional catarinense.
Fonte: Ânderson Silva/ DC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...