VACINAÇÃO INCOMPLETA - 08/10/2021 12:50

SC tem 392 mil pessoas com a vacinação incompleta contra a Covid-19

Apenas 44,93% dos moradores do Estado estão com a segunda dose em dia; número poderia ser muito maior, diz superintendente de Vigilância em Saúde
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Quase 400 mil pessoas não completaram a vacinação contra Covid-19- Foto: PMF/Divulgação
Santa Catarina tem 392 mil pessoas que não completaram a vacinação contra a Covid-19. Assim, 44,93% dos moradores do Estado estão com a segunda dose em dia, mas esse número poderia ser de 70%, segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário.
Os dados foram atualizados na última segunda-feira (4). Conforme o superintendente, são duas as razões que podem explicar esse déficit.
“Nós achamos principalmente que se trata de esquecimento e aquela mania que o brasileiro tem de adiar, de deixar para depois. Ou mesmo por desconhecimento, achando que tomar uma dose é suficiente para garantir a imunização”, diz.
Apenas a vacina da Janssen é dose única. As demais utilizadas no país precisam de duas aplicações. No último fim de semana, com o mutirão de vacinação no Estado, foram imunizadas 250 mil pessoas.
Desde o início da campanha, 72,75% da população recebeu a primeira aplicação do imunizante contra a doença. A cobertura vacinal no país é parecida, com 69,78% da população vacinada com a primeira dose. Com o esquema completo, o número chega a 45,57%, conforme o consórcio de veículos de imprensa.
“Acho que a nossa saúde precisa ser colocada em primeiro lugar. Para isso, tomar a segunda dose da vacina é um ato de saúde e isso tem que ser compreendido com máxima importância”, reforça Macário.
Os empregadores devem dispensar os seus empregados para que ele possam fazer a segunda dose, diz o superintendente. “Não pode ter um empregado com risco de adoecer. As pessoas precisam colocar a vacinação como prioridade na vida.”
Redução de mortes e hospitalizações
Com a vacinação, Macário ressalta que houve uma redução acentuada de hospitalizações e mortes. “Nas hospitalizações houve diminuição de 75%. Em todas as regiões caiu o número de óbitos e também o número de pessoas que estão adoecendo de forma grave”, diz.
Conforme o superintendente, a hospitalização de pessoas com a forma grave da doença é de pessoas não vacinadas ou que ainda não tomaram a segunda dose. “A pandemia não acabou, mas estamos bastante otimistas que poderemos virar a página no país.”
Fonte: ND mais - notícia do dia
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...