CNH EM BAIXA - 14/10/2021 07:37

Busca por CNH despenca 25% entre os jovens de SC

Com preços altos, trânsito caótico e facilidades da tecnologia e seus aplicativos, jovens estão cada vez mais longe de tirar a primeira habilitação
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Assumir o volante deixou de ser símbolo de independência para uma parcela significativa dos jovens – Foto: Freepik/Reprodução
Apertar o cinto de segurança, encontrar o ponto dos pedais, verificar o ponto da marcha, soltar o freio de mão e dar partida no carro. Dirigir pode ser o sonho e um dos maiores símbolos de liberdade existentes.
No entanto, os números comprovam: a busca pela carteira nacional de habilitação despencou 25% entre os jovens de Santa Catarina nos últimos quatro anos.
A obrigatoriedade de frequentar os CFCs (Centro de Formação de Condutores) para conquistar a primeira habilitação, aliada às questões econômicas – como os reajustes e a inflação -, explicam, em parte, esses números. Outro ponto relevante é a mudança de percepção acerca do tema.
Se para as gerações mais velhas o fato de pegar no volante era símbolo de liberdade e autonomia, a ‘Geração Z’ – que abarca nascidos a partir de 1995 e até 2010 -, em parte, tem outra opinião sobre o assunto.
Num mundo cada vez mais tecnológico e caro, optar por aplicativos de transporte ou, até mesmo, pelos tradicionais ônibus, é a saída encontrada.
Não significa que dirigir deixou de ser algo interessante ou, no mínimo, curioso para os jovens adultos. Mas, cercados de opções mais fáceis e baratas, assumir a direção de um veículo deixou de ser uma prioridade, passando a estar em segundo ou terceiro plano para os mais novos.
Estatística do Detran mostra queda na emissão de CNHs
De acordo com os dados do Detran/SC (Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina), houve redução no números de jovens entre 18 e 21 anos que buscaram uma autoescola no Estado para dar início ao processo de habilitação nos últimos quatro anos.
Desde 2018, os números registram que, além de assustados pelos preços das autoescolas, os jovens também deixaram a CNH para outro momento, em especial, por conta da pandemia de Covid-19, período de maior queda no número de alunos com até 21 anos nos CFCs.
Desde aquele ano, os dados apontam queda de 24,3% no número de jovens que tiraram CNH, até o momento atual. Em 2020, as estatísticas mostram redução de 26,9%.

Fonte: ND mais - notícia do dia
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...