Geografia - 04/11/2021 14:08

Trabalho do IBGE, em Tigrinhos, seguirá até 26 de novembro

Censitários passarão nas casas para aplicar o questionário.
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Divulgação

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) iniciou, nesta quinta-feira (4), o primeiro teste nacional do Censo 2022. O município de Tigrinhos foi selecionado aqui em Santa Catarina para começar a pesquisa demográfica. Os agentes devidamente identificados passarão nas casas para coletar os dados. O trabalho segue até 26 de novembro. O Censo 2022 definitivo visitará todos os domicílios do país a partir de junho do ano que vem.
Divulgação
 PROCEDIMENTO
Mesmo sendo teste, a pesquisa inclui todas as etapas do Censo, como: treinamento dos recenseadores, pesquisa sobre as características dos domicílios e modelo misto de entrevistas (presencial, via internet ou por telefone). Os moradores poderão optar pelo preenchimento do questionário pela internet ou responder por telefone. 
O instituto garante também que as equipes seguirão todos os protocolos sanitários contra a Covid-19, como o uso de máscara e a higienização das mãos e dos equipamentos com álcool em gel. 
Divulgação
Por que Tigrinhos? 
Tigrinhos foi o único município em Santa Catarina. A opção de escolher Tigrinhos foi estratégica. Segundo o chefe da Unidade Estadual do IBGE, Roberto Kern Gomes, o município possui menos de 2 mil habitantes, possui estrutura robusta do IBGE na região (agências em Palmitos, São Miguel do Oeste, São Lourenço do Oeste e Chapecó), além da base cadastral já existente no sistema. 
Divulgação
Abertura dos trabalhos 
Os testes iniciaram quinta-feira (4) e seguem até 26 de novembro. A abertura contou foi contou com ato solene na Câmara de Vereadores de Tigrinhos e contou com a presença de autoridades municipais e estaduais. O prefeito, Derli de Oliveira, agradeceu por sediar a pesquisa. 
“Agradecemos de sermos o município escolhido de fazer teste do Censo demográfico 2022. Desejo sucesso ao trabalho do IBGE e conte com apoio da administração municipal. Tenho plena certeza de que essa pesquisa vai nos ajudar muito com os dados exatos da população, já que a última foi realizada em 2010. Estamos fazendo campanha para que as pessoas recebam os técnicos do IBGE para responder o questionário”, reforçou. 

Atraso na realização do Censo

O Censo deveria ter sido realizado em 2020, mas foi adiado diante da pandemia do coronavírus. Remarcado para 2021, ele acabou sendo novamente suspenso devido à falta de recursos. As inscrições para a seleção do IBGE serão abertas em dezembro deste ano. As provas serão aplicadas em janeiro de 2022. O Censo definitivo ocorre a partir de junho do ano que vem. 

Fonte: Cleiton Ferrasso/ WH Comunicações
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...