RESGATADOS DE TRAFICANTES - 04/11/2021 18:27

Passarinhos raros e ameaçados de extinção são resgatados de traficantes de animais em SC

Espécie habita apenas uma pequena região no interior do Rio Grande do Sul
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
13 pássaros foram resgatados em Rodeio(Foto: IMA, Divulgação)
Uma operação em Rodeio, no Vale do Itajaí, resultou no resgate de 13 pássaros ameaçados de extinção. O Instituto do Meio Ambiente (IMA) chegou até o local após denúncia indicando o comércio dos cardeais-amarelos, o que é proibido. Para se ter uma ideia de quão raros são esses animais, a única população conhecida e monitorada no Brasil da espécie está no Parque Estadual do Espinilho, no Rio Grande do Sul.
O resgate ocorreu no dia 20 de outubro, mas só foi divulgado pelo governo do Estado nesta quarta-feira (3). Conforme a nota enviada à imprensa, os cardeais-amarelos foram encaminhados ao Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Lá passaram por avaliação clínico sanitária e foram encaminhados a instituições que integram o trabalho de manejo de espécies ameaçadas.
As pessoas flagradas em posse das 13 aves podem responder pelo crime previsto no artigo 29 da Lei 9.605/1998, que estabelece de seis meses a um ano de prisão e multa para quem "matar, perseguir, caçar, apanhar, coletar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida".
Os cardeais-amarelos são muito visados pelo tráfico de fauna silvestre devido à beleza e canto melodioso. Foi isso, inclusive, que levou à drástica redução de espécie, que no Brasil é estimada em apenas 50 indivíduos, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Atualmente, a ave consta na lista de espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção na categoria "criticamente ameaçada", e é espécie alvo do Plano de Ação Nacional para Conservação das Aves dos Campos Sulinos.

Fonte: Diário Catarinense
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...