EDUCAÇÃO - 05/11/2021 05:59

Confira seis dicas para enfrentar as provas do Enem 2021

Faltando duas semanas para o primeiro dia do exame, treino, organização e atitude agora podem fazer a diferença na hora da prova
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

A próxima edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) acontecerá nos dias 21 e 28 de novembro de 2021 em todo país. Faltando apenas duas semanas para o primeiro dia de prova, candidatos estão na reta final de preparação para a realização do teste.

Para auxiliar quem vai enfrentar as 180 questões e escrever uma redação, o psicólogo e orientador pedagógico do Colégio e Curso AZ Floripa, Evandro Schutz, elaborou algumas orientações para fazer o exame com mais tranquilidade.

Confira as dicas para o Enem 2021:

1 – Treino é fundamental
Uma das formas de se preparar é fazer exercícios das edições anteriores da prova. Assim, o candidato reforça os conhecimentos e se acostuma ao modelo de prova, que prioriza determinadas habilidades, como a capacidade de interpretação das questões.
O tempo até o primeiro dia de exame é relativamente curto, mas ainda é possível treinar. Por isso, é importante focar em disciplinas que o aluno possui mais dificuldade.

2 – Priorize as questões “mais fáceis”
Antes de começar a prova, o candidato deve identificar as questões consideradas fáceis, medianas e difíceis. E é essa a ordem que o aluno precisa seguir nas respostas.
A prioridade deve ser fazer o maior número de questões fáceis e medianas para ganhar mais pontos na avaliação final.

3 – Tenha atitude
Estudar e praticar é fundamental para ter confiança em nos próprios conhecimentos. É importante conhecer a nota necessária para o curso desejado e fazer a prova pensando apenas nos objetivos individuais, sem se preocupar com outras pessoas.
É comum alunos dizerem que perderam a tranquilidade ao ver outros estudantes concluírem a prova muito antes deles. Isso é um equívoco. O candidato deve fazer o seu melhor e ter confiança.

4 – Atualize-se para a redação
O tema da redação costuma ser “atual”, em debate pela sociedade. Neste ano, há chance do tema ter relação com a saúde mental (com foco nos impactos do isolamento social sobre os indivíduos), pandemia ou novo ensino médio.
O treino para a prova de redação é escrever redações. É importante seguir a norma técnica exigida pela banca do Enem, que avalia introdução, desenvolvimento, conclusão, coesão do texto, número de linhas sugeridas, coerência do texto, argumentação e seguindo as normas gramaticais.

5 – O que levar
No dia anterior, organizar o material que deve ser levado para a prova e deixar tudo separado evita atropelos e nervosismo de última hora.
O candidato deve portar documento de identidade, número da inscrição e caneta transparente de tinta preta. Também pode levar uma garrafa de água sem rótulo e algum alimento.
A comida precisa estar em plástico transparente. Pode ser barrinha de cereal, chocolate ou outro item de preferência do aluno, que não tenha cheiro forte ou atrapalhe a concentração dos colegas.

6 – Local da prova e máscara
Conhecer o local da prova com antecedência, calcular o tempo de deslocamento e planejar o meio de locomoção evita atrasos e mais nervosismo na hora da prova.
Escolher uma máscara segura e adequada ao rosto do candidato é algo novo mas necessário. Faça exercícios em casa por algumas horas usando a máscara para saber se ela é confortável para evitar que seja um problema no dia prova, tirando seu foco e concentração.

Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...