VEJA DETALHES - 08/12/2021 21:18

Censo 2022 deve gerar mais de 7 mil empregos temporários em SC

IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Pesquisa) divulgou detalhes de como a pesquisa irá funcionar em reunião na Câmara de Vereadores, em Florianópolis
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

Mais de 7 mil pessoas serão contratadas temporariamente em Santa Catarina para atuar no Censo 2022. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Pesquisa) divulgou detalhes de como a pesquisa irá funcionar em reunião na Câmara de Vereadores, em Florianópolis, nesta quarta-feira (8).

Os profissionais serão selecionados por um processo seletivo que, até esta quarta, ainda não teve o edital lançado. A expectativa do IBGE é de que a seleção seja aberta ainda no fim de 2021, ou, no máximo, em janeiro de 2022.

Em Florianópolis o levantamento vai mobilizar 508 recenseadores e 57 agentes, que vão supervisionar os trabalhos.

“Nesse encontro explicamos um pouco como ocorrerá o censo em Florianópolis, quantas pessoas vamos contratar no decorrer dessa operação tão importante e também pontuamos como o município pode nos auxiliar nesse processo”, explica Roberto Kern Gomes, chefe do IBGE em Santa Catarina.

O último Censo em Florianópolis aconteceu em 2010, onde foi apontado que a população era de 421.240 pessoas. Em 2021 a população estimada é de 516.524, de acordo com o IBGE, o número deve ser melhor contextualizado na próxima pesquisa.

Treinamento

Os agentes serão capacitados entre 5 a 15 de abril e recenseadores, de 16 a 20 de maio. A disponibilidade de locais para os treinamentos e também para os postos de coleta foi um pedido feito pelo IBGE aos órgãos durante a reunião desta quarta-feira.

Florianópolis terá oito postos de coleta, que vão concentrar as atividades dos recenseadores ao longo do levantamento.

Censo 2022 no Brasil

O Censo 2022 será realizado no Brasil entre 1º de junho e 31 de agosto do próximo ano. Mais de 200 mil pessoas irão trabalhar em todo o Brasil. Lembrando que em 2020 e 2021 a pesquisa foi cancelada devido ao avanço da pandemia da Covid-19 no país.

Segundo o IBGE, o Censo tem diversos impactos para as cidades brasileiras, como saber se a população está mais jovem ou mais velha, saber se tem mais crianças para a construção de creches.

Além disso, as cidades também são impactadas pelo Fundo de Participação dos Municípios, que é a verba que a cidade recebe do governo federal de acordo com a quantidade de habitantes.

Aproximadamente 78 milhões de municípios no Brasil devem ser investigados. O questionário básico tem 26 perguntas e avalia as principais característica dos municípios e moradores.

Já o outro questionário de amostra terá 77 questões mais elaboradas envolvendo detalhes como:

identificação étnico-racial;
estado civil;
núcleo familiar;
fecundidade;
religião ou culto;
deficiência;
migração interna ou internacional;
educação;
deslocamento para estudo;
trabalho e rendimento;
deslocamento para trabalho;
mortalidade e autismo.

Esse questionário será aplicado em cerca de 8,5 milhões de residências do Brasil.

Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...