NA ALESC - 09/12/2021 06:24

Batido martelo sobre salário dos professores da rede pública estadual de SC; como fica

Segundo projeto encaminhado pelo governo do Estado recebeu parecer favorável e será discutido em plenário nesta quinta; plano de carreira de policiais civis e agentes prisionais também está na pauta
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Deputados em reunião conjunta das três comissões mais importantes da Alesc - Jeferson Baldo/Divulgação

O reajuste salarial do magistério público e do plano de carreira dos agentes socioeducativos e dos policiais civis devem ser levados para votação em plenário na sessão desta quinta-feira (9) da Assembleia Legislativa, a partir das 10h.

Os pareceres aos três projetos foram elaborados pelos presidentes das três comissões: deputados Milton Hobus (CCJ), Marcos Vieira (Finanças) e Volnei Weber (Trabalho) e foram aprovados nessa quarta-feira (8), em reunião conjunta.

Agentes prisionais

O Projeto de Lei Complementar 27/2021 trata do Plano de Carreira e Vencimentos dos Agentes Socioeducativos da Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa. A criação de uma legislação específica para os agentes é necessária em função da transformação dos agentes penitenciários da SAP em policiais penais, cujo plano de carreira foi aprovado recentemente pela Assembleia.

O relatório foi favorável à aprovação do PLC, com o acatamento de duas emendas: uma do deputado Mauro de Nadal (MDB), que prorroga o prazo das contratações temporárias de agentes socioeducativos por 48 meses, e outra do deputado Marcos Vieira (PSDB), que estende o adicional de local de exercício aos servidores que atuam na SAP, em suas unidades de direção, execução e assessoramento e nos estabelecimentos penais e socioeducativos a ela vinculados.

O parecer foi aprovado por unanimidade nas três comissões.

Professores

O PL 395/2021, que trata do reajuste dos salários do magistério público, recebeu parecer favorável pela aprovação na forma da emenda substitutiva global encaminhada pelo Poder Executivo no final de novembro.

A alteração, conforme o governo, possibilitará que os níveis de habilitação de ensino médio, licenciatura curta, licenciatura plena ou graduação e especialização tenham um reajuste maior do que o proposto inicialmente, passando de 10% a 23% para de 20% a 37%.

A emenda também aumenta em 20% a gratificação paga pelo exercício de direção de unidade escolar.

As emendas apresentadas pela deputada Luciane Carminatti (PT) foram rejeitadas pelos relatores. Ela propunha melhorias nos valores dos vencimentos, reajuste do vale-alimentação de R$ 12 para R$ 25, cujo valor é o mesmo desde 2011, além da inclusão de novas funções, como segundo professor, orientador de laboratório, entre outros.

O que vale é a proposta que está em verde nas tabelas a seguir; compare a proposta inicial do governo (amarelo) e a pedida do sindicato da categoria (vermelho)

Infogram

Policiais civis

O PL 457/2021 altera o Estatuto da Polícia Civil. O principal objetivo é resolver o problema da falta de vagas dentro da carreira, que impede a progressão de funcionários e a consequente melhoria nos salários.

A reestruturação, de acordo com a proposta, permitirá a recomposição do efetivo por parte das promoções dos agentes de autoridade policial e dos delegados de polícia. Estão abrangidos Agentes de Polícia, Escrivães de Polícia, Psicólogos Policiais e Delegados de Polícia.

O parecer dos relatores foi favorável à aprovação do PL na forma do texto original encaminhado pelo Executivo e foi aprovado por unanimidade pelos membros das três comissões.


Com informações da Agência AL
Fonte: ND+ / Altair Magagnin
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...