APÓS ATAQUE HACKER - 10/12/2021 14:58

Exigência do comprovante de vacinação para viajantes é adiada em SC; entenda

Novas regras sanitárias para entrada no Brasil por via aérea foram adiadas por sete dias após ConectSUS sofrer ataque hacker e ficar fora do ar
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Governo suspende novas medidas sanitárias para viajantes após ataque hacker – Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Divulgação/

As novas regras sanitárias para entrada no Brasil por via aérea, que entrariam em vigor neste sábado (11), foram adiadas por sete dias e passaram a valer apenas no dia 18 de dezembro, conforme informou o secretário executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz. A decisão foi tomada após o aplicativo ConecteSUS ser alvo de um ataque hacker e ficar fora do ar.

As novas medidas sanitárias para entrada no país indicavam que viajantes que não desejassem fazer quarentena de cinco dias ao chegar ao Brasil deveriam comprovar a vacinação completa contra a Covid-19.

Além disso, todos os viajantes, no entanto, ainda devem apresentar teste RT-PCR negativo para o novo coronavírus feito 72 horas antes ou teste de antígeno negativo feito 24 horas antes.

Segundo informações do portal Estadão, a decisão de adiar as novas medidas será oficializada em uma portaria a ser publicada em edição extra do DOU (Diário Oficial da União) ainda nesta sexta-feira (10).

“Estive na Casa Civil. A gente vai postergar a vigência da portaria que trata das fronteiras, em especial aqueles itens que falam sobre a apresentação do certificado de vacinação ou cumprimento da quarentena”, disse Cruz em frente ao Ministério da Saúde.

“Nosso objetivo é não prejudicar quem já está em viagem. Por precaução, vamos publicar uma portaria hoje [10] postergando por sete dias o início da vigência das regras que estão postas”, acrescentou o secretário executivo.

Ataque hacker ao ConecteSUS

Desde a madrugada desta sexta-feira (10), a plataforma ConecteSUS, que fornece aos brasileiros o certificado de vacinação contra a Covid-19, está fora do ar após ser alvo de um ataque de hackers.

Com o site e aplicativo indisponíveis, não há como o SUS (Sistema Único de Saúde) realizar a emissão do certificado. Além disso, os criminosos apagaram os dados de vacinação das pessoas cadastradas no ConecteSUS.

Através de nota à imprensa, o Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira (10) que os sistemas foram “temporariamente” comprometidos e que no momento o certificado de vacinação “estão indisponíveis”.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, garantiu que os dados da pasta armazenados nos sistemas não serão perdidos com o ataque hacker. Já Rodrigo Cruz acrescentou que “A PF (Polícia Federal) e GSI (Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República) estão investigando o caso”, e mais detalhes não podem ser divulgados.


Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...