Representantes do Ministério da Infraestrutura, do Ministério da Economia, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Empresa de Planejamento e Logística (EPL) reuniram-se pela primeira vez na segunda-feira (13) para discutir a estruturação do processo de concessão de 32 estradas catarinenses, entre rodovias estaduais e federais (veja lista abaixo). São mais de três mil quilômetros de rodovias, que serão concedidos à iniciativa privada.
Este será o segundo pacotão de rodovias federais e estaduais a ser concedido em conjunto pelo governo. O primeiro será o do Paraná, que vem sendo discutido há mais de um ano e é o maior projeto desse tipo já lançado no Brasil, com 3,3 mil quilômetros de rodovias e projeção de investimentos de R$ 43 bilhões.
Tarifas muito altas e obras que ficaram por fazer foram apontadas como os principais problemas dos contratos vencidos, que a nova concessão tentará sanar. As discussões, conduzidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), registraram o maior número de contribuições da história: mais de seis mil. A expectativa é que a concessão das rodovias paranaenses, com o modelo híbrido – estadual e federal – saia no ano que vem.
Federais (7):
BR-153; BR-158; BR-163; BR-280; BR-282; BR-470; e BR-480.