Meio Ambiente - 15/12/2021 15:39 (atualizado em 15/12/2021 16:30)

Macaco-prego achado com chumbinhos no corpo tem final feliz

Jorginho foi resgatado pela Polícia Militar Ambiental desnutrido e desidratado no Extremo-Oeste de Santa Catarina; animal se recuperou
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

Jorginho passou por um longo período de recuperação. – Foto: Montagem/Reprodução/Internet

Seis meses após ser encontrado fraco, desidratado e desnutrido, o macaco-prego (sapajus negritus), carinhosamente batizado como Jorginho, ganhou um final feliz. Quando foi encontrado na linha Cabeceira Poço Rico, no interior de Iraceminha, no Extremo-Oeste de Santa Catarina, ainda era um filhote assustado.

O macaco foi resgatado pela PMA (Polícia Militar Ambiental) de São Miguel do Oeste e encaminhado ao NEVS (Núcleo de Estudos em Vida Selvagem), onde recebeu todos os cuidados e o amor de uma equipe de médicos veterinários e biólogos.

Após sua total recuperação segue para uma nova vida. Ele foi entregue aos cuidados da PMA que fica responsável por encontrar um novo lar seguro para o macaco, uma vez que ele não tem condições de retornar ao convívio na natureza.

Luta pela sobrevivência

O primata chegou ao hospital veterinário da UNOESC apresentando uma alteração na face e com algumas dificuldades de movimentação do olho. Passou por um raio-x e vários fragmentos de chumbo, provavelmente de arma de fogo, foram encontrados nos braços, tórax e cabeça.

Um dos responsáveis pelo macaco era o biólogo Jackson Preuss que frequentemente compartilhava a rotina de Jorginho em suas redes sociais. A proximidade foi tanta que eles se tornaram muito amigos. As peripécias do macaco, que atualmente está com pouco mais de um ano, fizeram sucesso na internet.

Para se despedir do amigo, Preuss fez um vídeo que alcançou quase 2 mil curtidas e inúmeros comentários. “Todo dia é dia de lutar por eles. E hoje foi dia de despedida de um dos animais que mais marcou a história do NEVS. Um símbolo de luta, mas também da crueldade humana. Jorginho sempre será um símbolo de que lutar pela preservação das espécies vale muito a pena! Vai ser feliz, amiguinho! Daqui estaremos torcendo por você!”, escreveu o biólogo.

Assista a despedida:

Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...