Está em funcionamento, desde a semana passada, o procedimento de transferência dos acadêmicos do USJ (Centro Universitário Municipal de São José).
O objetivo é assegurar a continuidade e o aproveitamento dos estudos desses alunos após o fechamento da universidade. Até aqui o plantão de atendimento presencial, organizado pela Reitoria e Secretaria Acadêmica, conseguiu atender mais de 50 acadêmicos.
O encerramento das atividades na instituição foi confirmado em agosto, depois que a prefeitura de São José acatou a recomendação do MPSC (Ministério Público de Santa Catarina).
A medida foi tomada a partir de um processo administrativo que aponta irregularidades no funcionamento da instituição que foi criada, em 2005, sob a condição de primeiro Centro Universitário Municipal.
Acadêmicos atendidos
Com o plantão aberto desde a semana passada a Secretaria Acadêmica do Centro Universitário Municipal de São José se propôs a esclarecer dúvidas dos estudantes sobre o processo de transferência assistida para outras instituições de ensino superior, conforme o edital de número: 008/2021.
Ainda de acordo com o que foi repassado pela prefeitura, o plantão de atendimento ficou disponível para todos os estudantes, sem necessidade de agendamento prévio.
“Essa ação foi muito importante para estabelecer uma comunicação direta com os acadêmicos e orientá-los sobre os próximos passos do processo de transferência assistida. Tranquilizamos os acadêmicos que todos que estão cursando e com matrícula trancada terão a garantia da continuidade e do aproveitamento dos estudos com pagamento das mensalidades pelo Poder Executivo Municipal até a conclusão do curso. A Reitoria e a Secretaria Acadêmica se mantêm à disposição dos estudantes para esclarecimento de dúvidas”, ponderou o reitor Renato Brittes.
O reitor lembra ainda que é fundamental que os estudantes mantenham os endereços de e-mail e residência atualizados para uma comunicação eficaz sobre o processo de transferência assistida.