PRONTOS PARA AUXILIAR - 28/12/2021 20:17

Bombeiros de SC estão prontos para ajudar a Bahia após enchentes alarmantes

Desde a última semana, 116 cidades baianas foram atingidas por alto volume de chuvas; até o momento, mais de 31 mil pessoas estão desabrigadas
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Chuvas deixam cidades baianas alagadas – Foto: Internet/Divulgação
Em meio à situação alarmante por causa das enchentes que vêm assolando a Bahia, todo apoio pode ser útil. O CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina) informou que está apto e de prontidão para ajudar as equipes que trabalham no amparo às vítimas no Estado baiano.
Segundo os bombeiros catarinenses, “o CBMBA [Corpo de Bombeiros Militar da Bahia] pediu apoio inicialmente dos Estados mais próximos”. Ele também informou que os bombeiros estão, no momento, com todos os recursos necessários para auxiliar as vítimas da tragédia.
“Vamos aguardar o pedido deles para apoio nas próximas etapas”, afirmou o CBMSC. Conforme o governo da Bahia, 116 cidades foram atingidas pelas fortes chuvas que iniciaram na última semana. Desses, 100 municípios decretaram situação de emergência.
Até segunda-feira (27), a Defesa Civil da Bahia informou que 20 mortes foram registradas na região Sul do Estado, que foi a mais afetada pelos temporais. Segundo o órgão, 31,4 mil pessoas estão desabrigadas e a população atingida pelas chuvas já supera 378 mil pessoas.
O governo federal disse, até o momento, que investiu cerca de R$ 20 milhões na Defesa Civil para atender a população atingida. O governo da Bahia divulgou também a abertura de uma linha de crédito especial, de até R$ 150 mil com juro zero, para recuperação dos estabelecimentos comerciais prejudicados.
Enchente derruba barragens
No sábado (25), uma barragem localizada no distrito de Iguá, no Sul da Bahia, foi rompida pela força das chuvas e provocou uma enxurrada em diversas áreas do município de Itambé. Os moradores das margens do rio Verruga foram orientados pela prefeitura a evacuar suas casas.
Ainda no domingo (26), a região da Chapada Diamantina afirmou que outra barragem se rompeu e podia provocar uma forte enxurrada no município de Jussiape. Os moradores foram informados e o ginásio da Escola Municipal José Mancos Freire foi utilizado como abrigo para as famílias.
As sirenes de alerta para rompimento de barragens no Bosque Real e em Moscou foram acionadas. As rodovias estaduais atingidas pelas chuvas estão sendo monitoradas pela Seinfra (Secretaria de Infraestrutura da Bahia).
Além disso, uma força-tarefa do governo federal e do governo da Bahia discutem ações para dar socorro às cidades baianas atingidas. “O momento é de solidariedade e trabalho. As diferenças políticas precisam ser deixadas de lado e todos precisam estar unidos para ajudar as vítimas das enchentes”, disse o governador da Bahia, Rui Costa (PT).

Fonte: ND mais - notícia do dia
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...