NOVA ONDA DE CALOR - 22/01/2022 16:12

Defesa Civil emite alerta para nova onda de calor em SC

Mapa, elaborado nas cores vermelho e laranja, aponta estado de atenção para o 'calorão' em Santa Catarina até a próxima semana; confira
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

Mal passou a primeira onda de calor extremo, e Santa Catarina já entrou em alerta para a chegada de uma nova. Neste sábado (22), a Defesa Civil do Estado emitiu um alerta, válido para os próximos dias, destacando as altas temperaturas – que vão beirar os 40°C – e os cuidados para proteção contra os dias mais quentes que estão previstos.
Em geral, o mapa, elaborado nas cores vermelho e laranja, para exemplificar as altas temperaturas, mostra pelo menos quatro regiões do Estado em maior vulnerabilidade por conta do calor. Em laranja, as regiões estão sob ‘atenção’ do órgão estadual.
O vermelho indica que as regiões do Alto Vale do Itajaí, Litoral Sul, Extremo-Oeste e Oeste podem bater máximas próximas do 40°C, sem contar a sensação térmica, que dependerá de fatores como velocidade do vento no dia. A condição é válida até a próxima segunda-feira (24). 
Para as demais áreas, ilustradas em laranja, as máximas ficam acima dos 30°C, mas sem grandes oscilações. Esta condição é válida para regiões do Meio-Oeste, Planalto Norte, Planalto Sul, Grande Florianópolis, Médio Vale do Itajaí, Baixo Vale do Itajaí e Litoral Norte.
Mapa elaborado pela Defesa Civil mostra onda de calor pelo Estado – Foto: DCSC/Divulgação
Neste domingo (23), há chance de pancadas de chuva e temporais isolados entre as regiões do Extremo Oeste ao Planalto, no Litoral Sul e Vale do Itajaí. Segundo a Epagri/Ciram, o vento parte do quadrante Nordeste, variando entre fraco a moderado, e com rajadas de 60 km/h mais persistentes no Litoral. A massa de ar seco segue predominando. 
Cuidados para proteger-se contra o calor
Para manter a hidratação e proteger-se do calor, a Defesa Civil de SC elaborou algumas dicas para moradores e turistas encararem os próximos dias de altas temperaturas. Confira: 
Procure manter os ambientes em temperatura menor que 32°C, especialmente onde houver pessoas idosas, enfermos ou frágeis;
Não deixe crianças e animais sozinhos no carro durante qualquer período de tempo;
Minimize a exposição ao sol. Vista roupas clara e mais folgadas;
Beba água ou outros líquidos não alcoólicos. Opte por alimentos leves e fresco que não pesem no estômago, como frutas e saladas.
Confira as temperaturas para este domingo (23):
Litoral Norte:  22°C / 35°C;
Planalto Norte:  18°C / 33°C;
Grande Florianópolis Litorânea: 13°C / 33°C;
Grande Florianópolis Serrana: 18°C / 34°C;
Vale do Itajaí: 22°C / 36°C;
Litoral Sul: 21°C / 38°C;
Planalto Sul: 14°C / 34°C;
Meio-Oeste: 21°C / 36°C;
Oeste: 22°C / 38°C;
Extremo-Oeste: 22°C / 40°C.




Fonte: ND mais - notícia do dia
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...