CRIMES DE GUERRA - 01/03/2022 08:42

Tribunal Penal Internacional vai abrir investigação por crimes de guerra na Ucrânia

Procurador do TPI diz que analisará possíveis crimes cometidos pelas duas partes envolvidas no conflito
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
O procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI) anunciou nesta segunda-feira (28) a abertura "o mais rápido possível" de uma investigação sobre a situação na Ucrânia, mencionando "crimes de guerra" e "crimes contra a humanidade".
"Estou convencido de que há uma base razoável para acreditar que supostos crimes de guerra e crimes contra a humanidade foram cometidos na Ucrânia" desde 2014, declarou o procurador do TPI, Karim Khan, em um comunicado.
Na semana passada, Khan havia expressado sua "crescente preocupação" com os recentes acontecimentos na Ucrânia e pedido às partes em conflito que respeitassem o direito internacional humanitário. 
“Dada a expansão do conflito nos últimos dias, é minha intenção que esta investigação inclua também quaisquer novos supostos crimes que sejam da competência do meu Gabinete e que sejam cometidos por qualquer uma das partes em conflito em qualquer parte do território da Ucrânia", ressaltou.
A Ucrânia não é signatária do Estatuto de Roma, o tratado internacional que criou o TPI, mas reconheceu formalmente a jurisdição do tribunal para crimes cometidos em seu território. 
A antecessora de Khan, Fatou Bensouda, afirmou em dezembro de 2020 que desde 2014 foi cometida na Ucrânia uma "ampla gama de condutas que constituem crimes de guerra e crimes contra a humanidade" e pediu uma investigação completa.

Fonte: Correio do Povo
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...