ANGÚSTIA - 08/04/2022 11:04

Buscas pelo avião de SC que sumiu na Argentina são retomadas; veja última foto dos tripulantes

Agentes estão mobilizados nesta sexta-feira (8), por ar e água, tentando encontrar algum rastro que indique o paradeiro da aeronave
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Selfie tirada pelos tripulantes do avião que desapareceu na Argentina – Foto: Diario Jornada/Reprodução/ND

As buscas pelo avião catarinense que está desaparecido há quase três dias na Argentina foram retomadas na manhã desta sexta-feira (7). A procura pela aeronave iniciou às 7h, a 70 km ao Norte de Comodoro Rivadavia e 12 km da Costa, segundo informações do jornal argentino La Opinón Austral.

Nas últimas horas, uma selfie tirada pelos três brasileiros que viajavam na aeronave desaparecida após deixar El Calafate circulou na internet. A imagem teria sido feita na partida de El Calafate, na cidade Santa Cruz, para a cidade de Trelew, na província de Chubut.

Nesta quinta-feira (7), as buscas pelos tripulantes terminaram sem resultados positivos. De acordo com o jornal La Opinión Austral, a guarda costeira de Comodoro, navegou durante todo o dia, mas não teve indicações favoráveis.

Agentes da Prefeitura Naval Argentina estão mobilizados nesta sexta, por ar e água, tentando encontrar algum rastro que indique o paradeiro da aeronave. A Defesa Civil de Chubut auxilia nas buscas.

Familiares do empresário catarinense Toninho Ramos, do advogado Mário Pinho, que mora em Florianópolis, além do médico ginecologista Gian Carlos Nercolini chegaram à província de Chubut na tarde de quarta-feira (6), para acompanhar de perto as notícias.

Os parentes estão hospedados em um hotel no centro de Comodoro Rivadavia, em Chubut, segundo informou o Aeroclube local ao portal ADN Sur.

Piloto aponta suspeita para desaparecimento

Em entrevista a rádio argentina LU12 AM680, o piloto comercial Christian Argañaraz apontou fragilidades no avião modelo RV-10, ocupado pelos brasileiros, indicando suspeitas para o desaparecimento.

Conforme Argañaraz, as hélices destas aeronaves não contam com o chamado sistema de proteção antigelo. O “congelamento” pode ocorrer diante das baixas temperaturas em grandes altitudes, e é responsável por provocar a queda de aviões – durante a entrevista o piloto listou alguns casos ocorridos na região.

“Ao perder a aerodinâmica da asa, perde-se sustentação e o avião cai automaticamente. Não há como planar. Nesse caso, você não tem escolha, o avião cai”, disse. Cabe ressaltar, entretanto que ainda não há confirmação de que a aeronave tenha caído.

Condições climáticas desfavoráveis

Conforme o Estadão, a região de Chubut, onde ocorreu a decolada, estava em alerta amarelo emitido pelo Serviço Meteorológico Nacional da Argentina, devido às condições climáticas. Estavam previstas chuvas fortes combinadas com rajadas de vento.

A Defesa Civil argentina informou que chovia bastante na região quando o avião desapareceu, mas isso não era impedimento para o voo. O avião sobrevoava uma região entre o mar e a costa.

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) detalhou 1que a aeronave, fabricada em 2016, está registrada em nome de Antonio Carlos de Castro Ramos e se encontra em situação normal de operação.

Relembre o caso

Um avião de pequeno porte com três brasileiros desapareceu na Argentina, tarde de quarta.

De acordo com o portal Diário Jornada, o avião partiu de El Calafate, na cidade Santa Cruz, para a cidade de Trelew, na província de Chubut, ambas na Argentina. No entanto, o último registro de comunicação aconteceu nas proximidades da área da Bahía Bustamante.

Em contato com o portal Diário Jornada, o diretor da Defesa Civil de Chubut, José Mazzei, disse que a Busca e Resgate foi notificada sobre o desaparecimento por volta das 17h.

Em seguida, o protocolo de busca foi iniciado em conjunto com a Prefeitura Naval Argentina por mar e terra.

Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...