A assinatura digital pelo celular está disponível para a população por meio da plataforma de relacionamento do governo federal, o gov.br. A tecnologia permitirá que documentos que envolvam interações com o Poder Público federal sejam assinados pelo aplicativo, e eles terão validade legal. Atualmente, há 4,9 mil serviços no gov.br — 74% deles totalmente digitais.
Para assinar digitalmente, é preciso ter a conta prata ou ouro na plataforma. Podem alcançar esse nível todas as pessoas que entrarem no aplicativo gov.br e realizarem biometria facial, assim como quem acessar o aplicativo optando pela identificação por seu banco. Atualmente, nove instituições financeiras estão integradas ao gov.br: Banco do Brasil, Caixa, Banrisul, BRB, Bradesco, Sicoob, Santander, Itaú e Agibank.
Como assinarA versão atualizada do aplicativo gov.br tem um link chamado "Assinar documentos digitalmente", que direciona o usuário direto para o portal de Assinatura Eletrônica da plataforma gov.br.
PlataformaA plataforma gov.br é o canal unificado de acesso a serviços do governo federal. Para ter acesso a esses serviços, que vão de consultas de certidões a benefícios, é preciso se cadastrar. A plataforma oferece três tipos de cadastro: as modalidades bronze, prata e ouro.
A plataforma gov.br é utilizada, por exemplo, para serviços do SUS (Sistema Único de Saúde), como certificado de vacina, inscrição no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), consulta à Carteira Nacional de Habilitação e ações sobre aposentadoria no app Meu INSS.
Cada tipo de registro implica níveis de segurança diferentes, mas também demanda coletas de dados distintas.