NOVIDADE - 26/04/2022 08:36 (atualizado em 26/04/2022 08:44)

Novo dispositivo permite assinatura digital pelo celular

Tecnologia permite que documentos que envolvam interações com o Poder Público federal sejam assinados pelo aplicativo
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

Novo dispositivo permitirá assinatura digital pela plataforma gov.br / MARCELLO CASAL/AGÊNCIA BRASIL

A assinatura digital pelo celular está disponível para a população por meio da plataforma de relacionamento do governo federal, o gov.br. A tecnologia permitirá que documentos que envolvam interações com o Poder Público federal sejam assinados pelo aplicativo, e eles terão validade legal. Atualmente, há 4,9 mil serviços no gov.br — 74% deles totalmente digitais.

Para assinar digitalmente, é preciso ter a conta prata ou ouro na plataforma. Podem alcançar esse nível todas as pessoas que entrarem no aplicativo gov.br e realizarem biometria facial, assim como quem acessar o aplicativo optando pela identificação por seu banco. Atualmente, nove instituições financeiras estão integradas ao gov.br: Banco do Brasil, Caixa, Banrisul, BRB, Bradesco, Sicoob, Santander, Itaú e Agibank.

Como assinar

A versão atualizada do aplicativo gov.br tem um link chamado "Assinar documentos digitalmente", que direciona o usuário direto para o portal de Assinatura Eletrônica da plataforma gov.br.

Plataforma

A plataforma gov.br é o canal unificado de acesso a serviços do governo federal. Para ter acesso a esses serviços, que vão de consultas de certidões a benefícios, é preciso se cadastrar. A plataforma oferece três tipos de cadastro: as modalidades bronze, prata e ouro.

A plataforma gov.br é utilizada, por exemplo, para serviços do SUS (Sistema Único de Saúde), como certificado de vacina, inscrição no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), consulta à Carteira Nacional de Habilitação e ações sobre aposentadoria no app Meu INSS.

Cada tipo de registro implica níveis de segurança diferentes, mas também demanda coletas de dados distintas.

Fonte: R7
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...