ESTRAGOS PELA CHUVA - 03/05/2022 13:24

Chuvas causam estragos, elevam nível de rios e cancelam aulas no Sul de SC

Uma escola apresentou risco de desmoronamento nesta terça-feira (3) na região e o Rio Tubarão subiu cerca de três metros em 24 horas
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
O volume intenso de chuvas registado nas últimas horas em Santa Catarina, principalmente no Sul do Estado, tem deixado diversos municípios da região em situação de alerta, sobretudo com a elevação do nível de rios, e provocado também uma série de estragos.
Em Orleans, por exemplo, houve na manhã desta terça-feira (3) um deslizamento de terra na escola estadual Costa Carneiro. A unidade teve as aulas suspensas e a Defesa Civil Municipal e Estadual atuam no local. “Estão colocando uma lona para proteger o barranco e, em seguida, vamos nos reunir para ver quais são os prejuízos e ações a serem tomadas”, comentou o prefeito Jorge Luiz Koch.
Escola estadual em Orleans corre risco de desmoronamento - Divulgação
Um outro deslizamento de terra nos fundos de um imóvel foi registrado nesta manhã em Urussanga. Segundo o Corpo de Bombeiros, no local havia uma casa germinada e grandes chances de novos deslizamentos por conta da água represada no muro e as chuvas constantes. A área foi isolada e os moradores orientados a se retirarem.
Além de deslizamentos, a região Sul do Estado contabiliza diversos pontos de alagamentos. Em Forquilhinha, por exemplo, algumas ruas, localizadas nos bairros Cidade Alta, Nova York, Santa Libera e São Pedro, foram tomadas pela água.
Pontos de alagamento também são registrados no bairro Sangão, em Criciúma, e nas comunidades da Linha Anta e Frasson, em Içara. A administração municipal da cidade também se prepara para acolher no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) possíveis famílias desabrigadas no Loteamento Vila Nova II, Rio dos Anjos e Linha Frasson.
Nível dos rios
O intenso volume de chuvas também tem elevado o nível dos rios no Sul do Estado. O Rio Tubarão, por exemplo, subiu cerca de três metros nas últimas 24 horas. Uma máquina que realizava obras ao seu entorno chegou a ser tragada.
A mesma situação é presenciada em outras localidades. Em Criciúma, nesta manhã houve extravasamento da calha do rio no bairro Sangão. Em Içara, a situação também é critica. Segundo a Defesa Civil, alguns pontos do Rio dos Porcos restam menos de 80 centímetros para transbordar.
Nova Veneza, também no Sul do Estado, os níveis dos rios aumentaram significativamente. “O Rio Cedro teve transbordamento em alguns locais e hoje é o que inspira mais atenção da população que mora próxima. O Rio Dandolo também aumentou o nível, e estamos em constante monitoramento, porque já temos algumas ruas alagadas”, explicou o comentou o coordenador da Defesa Civil de Nova Veneza, Carlos Luciano Savi.
Aulas canceladas
Os municípios de Maracajá, Praia Grande, Turvo, Passo de Torres, Jacinto Machado e São João do Sul, no extremo Sul catarinense, foram os primeiros da região a anunciar o cancelamento das aulas na rede pública nesta terça-feira (03). Em seguida, Tubarão, Laguna, Forquilhinha e Urussanga também suspenderam as atividades escolares, após orientação da Defesa Civil.
Fonte: ND mais - notícia do dia
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...