INSEMINAÇÃO - 05/05/2022 08:53

Agricultores de Santa Helena devem retirar cartões para usufruírem do direito a inseminação artificial

Cartão deve ser entregue no ato da inseminação e conferência será feita na Secretaria de Agricultura
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Médico veterinário, André Jaureguy. Foto: Divulgação

Os agricultores do Município de Santa Helena que desejam ter acesso ao programa de inseminação artificial, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, devem retirar seus cartões de crédito. Conforme o médico veterinário, André Jaureguy, somente terão direito ao benefício os produtores que entregaram inventário neste ano. “São esses que devem retirar seus cartões na Secretaria que dão direito às inseminações”, explica.

Ele afirma que o procedimento funciona assim: ao chegar na propriedade, o produtor deverá entregar ao inseminador um cartão de crédito por vaca a ser inseminada. O cartão deverá corresponder à raça do touro desejada. “No final de cada mês, o inseminador entregará os cartões recebidos dos agricultores, irá anexar o relatório das inseminações e a Secretaria de Agricultura fará a conferência. Nós precisamos ter esse controle”, acrescenta.

O inseminador só descongelará a dose de sêmen a ser usada depois de receber o cartão de crédito de inseminação. Os cartões são numerados em sequência e só poderão ser usados pelo produtor que os recebeu, sendo este responsável pela guarda, não podendo entregar a outras pessoas, a não ser a inseminador credenciado no Município ou à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, órgão responsável pelo controle das inseminações.

Por fim, Jaureguy lembra que, em caso de perda dos referidos cartões, o criador perderá o direito às respectivas inseminações. “Cartões não usados deverão ser entregues na Secretaria junto com o inventário no ano seguinte”, finaliza.
VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: Inácio Rohden/Rádio Raio de Luz FM com informações da Assessoria de Imprensa
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...