PRODUTOS MAIS CAROS ? - 16/05/2022 13:17

Pão e macarrão podem ficar mais caros em SC com onda de calor na índia

Segundo maior produtor de trigo do mundo, país bloqueou as exportações do produto por conta da seca
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
A onda de calor intensa na Índia, que levou os termômetros a registrarem 50°C, pode afetar a economia de Santa Catarina e deixar alguns alimentos mais caros, como pão e macarrão. Isso porque o país é o segundo maior produtor de trigo no mundo, atrás apenas da China, e decidiu bloquear as exportações do produto para controlar os preços no mercado interno.
Apesar do Brasil não ser importador do trigo da Índia, o valor do produto no mercado internacional deve aumentar, depois que o país bloqueou as exportações no último sábado (14), já que a produção interna foi afetada com a seca. O efeito desse aumento atinge também Santa Catarina. 
A alta no preço do trigo já havia sido registrada em todo o mundo por conta da guerra entre Rússia e Ucrânia, explica o economista da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Pablo Bittencourt.
— Nos últimos meses, o preço do trigo subiu muito no mercado internacional, por causa da guerra entre Rússia e Ucrânia, que são dois dos maiores produtores mundiais. E aí a produção brasileira foi direcionada às exportações. A gente exportou mais trigo no primeiro trimestre de 2022, do que em todo o ano de 2021 — explica.
 o economiza acrescenta:
— Imagina o impacto disso no segundo maior produtor mundial, que é a Índia. Vai cair a oferta mundial de trigo, deve haver escassez, e isso vai aumentar mais o preço.
Com isso, produtos à base de trigo, como as massas e pães serão diretamente afetados. Além disso, segundo o economista, a carne bovina também pode ter impacto, já que o produto é usado para alimentação do gado.

Fonte: Diário Catarinense
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...