Lei Henry Borel - 24/05/2022 21:46

Nova lei federal passa a considerar assassinato de menores de 14 anos como crime hediondo

Medidas sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro nesta terça-feira (24) ampliam medidas protetivas a crianças e adolescentes
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
O presidente da República, Jair Bolsonaro, acompanhado de parlamentares da bancada feminina da Câmara dos Deputados, sanciona o Projeto de Lei 1360/21, denominado Henry Borel – Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro sancionou o projeto de lei que amplia medidas protetivas para crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica ou familiar. A norma também passa a considerar assassinato de menores de 14 anos como crime hediondo.

A pena para assassinatos de menores de 14 anos será de 12 a 30 anos. O texto determina também pena de três meses a dois anos para quem descumprir decisão judicial favorável à adoção de medidas protetivas de urgência.

Outra medida aprovada foi o aumento entre um terço e a metade da pena de homicídio contra menor de 14 anos se o crime for cometido por familiar, empregador da vítima, tutor, se a vítima é pessoa com deficiência ou tenha doença que implique o aumento de sua vulnerabilidade.

A lei foi batizada de Henry Borel em homenagem ao menino de 4 anos que foi espancado e morto em março de 2021. O texto ainda estabelece o Dia Nacional de Combate à Violência Doméstica e Familiar em 3 de maio, data em que Henry nasceu.

O projeto também prevê punição para quem deixar de comunicar a autoridade pública a prática de violência, de tratamento cruel ou degradante ou de formas violentas de educação; correção ou disciplina contra criança ou adolescente ou o abandono de incapaz. A punição será de seis meses a três anos, mas poderá ser aumentada se a omissão partir de parentes ou se levar à morte da vítima.

Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...