SÃO MIGUEL DO OESTE - 24/06/2022 16:15

Vereadores de SMOeste propõem parque turístico, quadra de areia, iluminação pública, abrigo de passageiros e sinalização de trânsito

Pedidos de obras e serviços públicos foram apresentados pelos vereadores durante sessão nesta quinta-feira (23)
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Tiarajú Goldschmidt/ Câmara de Vereadores

Na sessão ordinária de quinta-feira (23) da Câmara Municipal de São Miguel do Oeste, vereadores apresentaram pedidos de obras e serviços públicos. As proposições tratam sobre implantação de parque turístico e ecológico, de quadra de areia na praça central, iluminação pública, abrigo de passageiros e sinalização de trânsito. Leia mais informações a seguir.

PARQUE TURÍSTICO

Paulo Drumm (PSD) solicita ao Governo do Estado e à Administração Municipal que criem e implantem um parque turístico e ecológico no município de São Miguel do Oeste. O vereador justifica o pedido citando legislação municipal, estadual e federal sobre conservação da natureza, e considerando “a necessidade de conservar e preservar área remanescente da Floresta Atlântica, abrangendo mananciais, nascentes, córregos, espécies animais, espécies vegetais nativas (inclusive aquelas em extinção) ainda existente em solo municipal”.

Drumm pede que o Estado de Santa Catarina e o Município de São Miguel do Oeste realizem estudos a respeito da viabilidade técnico ambiental de implantação de parque turístico e ecológico no imóvel Matrícula n. 12.335 do Registro de Imóveis de São Miguel do Oeste, com área vegetada de aproximadamente dois milhões de metros quadrados. Ele sugere parceria/convênio com instituições de amplo conhecimento técnico e profissionais liberais com formação e experiência na área e que queiram contribuir para a realização do estudo.

O vereador propõe ainda aos dois órgãos que criem uma comissão com os conveniados juntamente com o Comdema (Conselho Municipal de Meio Ambiente) para dar andamento aos estudos; e que realizem estudo técnico para alteração do Zoneamento a fim de caracterizar o imóvel como Área de Interesse Ambiental, por se tratar de uma área coberta por vegetação nativa, possuindo espécie em extinção, nascentes e cursos hídricos, conforme demostra o mapa interativo do IMA – Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina. Por fim, Drumm sugere aos órgãos que averbem junto à matrícula imobiliária a descrição de que o imóvel passa por estudo técnico ambiental com intuito de ser desapropriado para a finalidade de reserva municipal ambiental.

A moção é destinada ao governador Carlos Moisés da Silva e ao prefeito Wilson Trevisan.

ABRIGO DE PASSAGEIROS

Vanirto Conrad (PDT) solicita ao Executivo que instale um abrigo de passageiros na Rua José Bernardi, nas proximidades da entrada da comunidade Pedreira, no Bairro São Gotardo. O vereador justifica que esta é uma reivindicação de moradores daquela comunidade, e afirma que o abrigo de passageiros irá contemplar alunos e demais moradores que aguardam o ônibus de transporte urbano. O pedido é direcionado ao prefeito e ao secretário de Urbanismo.

QUADRA DE VÔLEI

Cris Zanatta (PSDB) solicita à Administração Municipal que providencie a construção de uma quadra de vôlei de areia na Praça Walnir Bottaro Daniel, ao lado do jogo de xadrez gigante, próximo ao parque infantil. A vereadora aponta que a prática do vôlei de areia tem despertado interesse de inúmeras pessoas do nosso município. Ela defende que o espaço “será um atrativo e incentivo à prática de esportes, especialmente aos jovens que se encontram ociosos sem muitas oportunidades de lazer”. Cris também destaca que a construção dessa quadra não irá incidir em custos elevados para o erário. O pedido é destinado ao prefeito e ao secretário de Urbanismo.

ILUMINAÇÃO COM LED

Paulo Drumm (PSD) e Vilmar Bonora (PSD) solicitam ao Poder Executivo Municipal que realize a instalação de luminárias de LED nas redes de iluminação pública da Rua Sudoeste e na rua que dá acesso à unidade de saúde do Bairro Santa Rita. Os vereadores destacam os benefícios da iluminação com lâmpadas de LED, por sua eficiência energética e maior vida útil. “Além de vantagens econômicas, os LEDs trazem conforto visual e maior nitidez para os usuários de iluminação pública, e trazem benefícios ambientais, pois esses dispositivos são livres de metais pesados e são compostos por materiais recicláveis”, acrescentam os vereadores. A indicação é destinada ao prefeito e ao secretário de Urbanismo.

SINALIZAÇÃO EM CRUZAMENTO

Carlos Agostini (MDB) solicita à Administração Municipal que reforce com tachões a sinalização que proíbe a conversão à esquerda na Rua São Cristóvão e na Avenida Willy Barth, no Bairro São Gotardo. O vereador explica que esse entroncamento é o principal acesso ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso e que o constante movimento de veículos causa perigo a quem utiliza a via.

“Existe a sinalização que proíbe que os motoristas atravessem a avenida, virando à esquerda, e sigam apenas o fluxo do lado direito. Porém, cotidianamente existem veículos que desrespeitam esta sinalização e efetivam a manobra, o que causa inúmeros acidentes e perigo aos outros veículos e transeuntes do local”, justifica o vereador, sugerindo um reforço na sinalização e instalação de tachões. “Acreditamos ainda que esta sinalização irá orientar os motoristas, alertando-os da proibição da manobra à esquerda, diminuindo assim o risco a todos”, acrescenta. A indicação é destinada ao prefeito e ao secretário de Urbanismo.

Fonte: Ascom/ Câmara de Vereadores
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...