VIOLÊNCIA - 28/06/2022 21:53

Santa Catarina lidera tentativas de estupro registradas no Brasil

Crimes de importunação sexual, como 'passar a mão' dentro de transporte coletivo, dispararam 51,1%; Estado atribui aumento à ampliação das ferramentas de denúncia
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

Santa Catarina registrou dados preocupantes de estupro em 2021, conforme mostra o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Divulgado nesta terça-feira (28) e com dados referentes ao ano de 2021, o levantamento mostra que o Estado ocupa posições expressivas nos índices relacionados ao crime.

Ao todo, os registros de estupro em Santa Catarina cresceram 3,2% – Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil/Divulgação/ND

Tentativas de estupro

Segundo o estudo, Santa Catarina lidera com folga o ranking negativo de registros de tentativas de estupro. Foram 762 tentativas notificadas no ano de 2021, contra 689 no ano anterior: a diferença representa aumento de 9,3% nas denúncias.

Dentre as vítimas está uma jovem que sofreu o crime ao procurar imóvel para alugar em Blumenau. Ela conseguiu se desvencilhar do agressor, proprietário do imóvel, e fugir. O apuro também foi sentido por uma mulher que precisou correr do criminoso pelas ruas de Jaraguá do Sul.

Em seguida, na lista de unidades da federação com mais denúncias por estupro, está o vizinho Rio Grande do Sul (416). O terceiro lugar é ocupado por Goiás (337) e, depois, vem Minas Gerais (296), Mato Grosso (278) e Paraná (272). São Paulo, Pernambuco e Bahia não informaram a incidência do crime.

A cidade de Florianópolis registrou queda de 10,2% nos registros de estupro, considerando todos os grupos. Foram 225 vítimas do crime em 2020, contra 205 no ano seguinte.

Crescimento no número de casos

Dentre os casos consumados, incluindo vítimas de todas as idades do sexo masculino e feminino, os registros cresceram 3,2%, ou 230 casos a mais. Ao todo 3,8 mil pessoas sofreram estupro em Santa Catarina. O levantamento conta com dados da SSP/SC.

Crimes contra vítimas mulheres em condição não-vulnerável foram os principais responsáveis pelo aumento: o número de casos registrados cresceu 17,8%. Isso significa um aumento de 206 mulheres que sofreram esse tipo de violência em 2021, somando 1.278 vítimas ao todo.

Já os crimes notificados contra crianças ou mulheres em situação de vulnerabilidade diminuíram. Em 2021, foram 46 vítimas de estupro a menos que se enquadram nessas duas categorias. A taxa caiu 3,3%. O grupo contabiliza a “maior fatia” do índice, com 2,4 mil vítimas.

Vítimas têm mais ferramentas para pedir ajuda, segundo SSP

O aumento nos registros está vinculado ao fato das vítimas possuírem mais ferramentas para pedir ajuda, avalia a SSP/SC (Secretaria Estadual de Segurança Pública).

“Santa Catarina tem investido cada vez mais em segurança e prevenção, seja através da Delegacia Virtual, da Polícia Civil, ou da Rede Catarina, da Polícia Militar”, informou o órgão em nota.

“Tanto que uma mulher em Joinville acionou o Botão do Pânico no APP PMSC Cidadão e rapidamente a Polícia Militar foi ao local e evitou o pior”, informa a nota.
“Encorajar as vítimas a fazer a denúncia ou as pessoas que a cercam faz parte da nossa política de segurança. Muitos dos casos ocorrerem dentro da própria casa e nem sempre chegam ao conhecimento das forças de segurança”.

Outros dados

- Casos de importunação sexual (prática de cunho sexual realizada sem o consentimento da vítima, como os casos de abusos em transporte público) dispararam em Santa Catarina, com aumento de 51%. Foram 1.540 denúncias em 2021, contra 1.007 no ano anterior;

- Casos de assédio sexual aumentaram 14,3% no último ano; e

- Casos de abandono de incapaz cresceram 25,1% em Santa Catarina. Com 691 casos, o Estado é o terceiro estado com mais casos.

Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...