Segurança no Pleito - 29/07/2022 16:07

Polícia Militar e TRE alinham estratégias para garantir a segurança das eleições em SC

Encontro foi voltado para a definição de aspectos logísticos do pleito em SC; gabinete de crise deve ser instaurado em agosto
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Encontro foi destinado ao alinhamento de estratégias para a segurança do pleito – Foto: PMSC/Divulgação/

A Polícia Militar e o TRE/SC (Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina) se reuniram nesta terça-feira (26) para alinhar estratégias para garantir a segurança durante as eleições. Este encontro foi voltado para a definição dos aspectos logísticos do pleito.

O presidente de TRE, desembargador Leopoldo Augusto Brüggemann, se reuniu com subcomandante-geral da Polícia Militar, coronel Evandro de Andrade Fraga. A corporação é responsável por garantir a segurança do processo eleitoral, tal como contribuir com funções de apoio.

Dentre as questões discutidas estão voltadas “os roteiros de distribuição dos materiais, recolhimento das mídias, como serão distribuídos as seções e zonas eleitorais”, informa Fraga. A Polícia Militar “estará presente nos 295 municípios, para garantir um pleito seguro e tranquilo”, garante o subcomandante.

O primeiro turno das eleições ocorrerá no dia 2 de outubro. O segundo está prevista para o dia 30. O Tribunal também se reuniu na segunda-feira (25) com Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial.

Gabinete de crise

Ocorrerá em agosto a instalação do gabinete de crise. Além do Tribunal e da PM, o agrupamento reunirá outras forças de segurança (Polícia Federal, Civil e bombeiros, para listas alguns). O objetivo do gabinete é tratar de eventuais ocorrências no dia da votação.

Conforme adiantou o ND+, neste ano também será integrado representantes das empresas terceirizadas que participam das eleições, reforçando a  atuação integrada contra casos de violência política e para a própria logística.

Entre abril, maio e junho de 2022, 101 casos de violência contra lideranças políticas foram registrados no país, aponta o Observatório da Violência Política e Eleitoral no Brasil, promovido pela Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro).

No período Estado registrou quatro ocorrências do crime, sendo o sétimo com mais registros, aponta o levantamento da Unirio, que monitora casos relatados pela imprensa contra políticos eleitos, ex-políticos, suplentes, candidatos, ex-candidatos, pré-candidatos e funcionários.

Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...