SAÚDE - 08/08/2022 21:03

Vacina contra poliomelite tem pior adesão em seis anos em SC

Para tentar evitar retorno ao país da doença que pode deixar pessoas sem andar, Ministério da Saúde, Estado e municípios lançam campanha nacional de vacinação
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

Santa Catarina vive a pior cobertura vacinal contra a Poliomielite dos últimos seis anos. Os dados foram confirmados pela DIVE/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina). Desde 2016, os níveis nunca estiveram tão baixos.

Segundo dados da DIVE, em 2016 o Estado apresentava 92,65% de cobertura vacinal contra a doença. Atualmente, a cobertura está em 69,88%. O dado representa diminuição de 24,5% de cobertura vacinal.

Em um primeiro momento, o número pode até parecer pequeno. Porém, é importante lembrar que a Poliomielite é uma doença que pode ter consequências graves como a perda de movimento das pernas.

Tabela mostra cobertura vacinal de calendário básico de vacinação em Santa Catarina – Foto: SES/Divulgação

De acordo com a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, a poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus.

Ele pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.

O mesmo site alerta que a vacinação é a única forma de prevenção da poliomielite. Todas as crianças menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional anual.

Casos de Poliomielite no Brasil e em Santa Catarina

O Brasil não detecta casos de poliomielite (paralisia infantil) desde 1990. Em 1994, o país recebeu da OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem do seu território.

Já em Santa Catarina, os últimos registros da doença foram em 1989, segundo a DIVE. No entanto, os esforços ainda precisam ser mantidos, com a imunização de todas as crianças, para reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país.

Campanha nacional vai até setembro

As campanhas de vacinação contra a Poliomielite e de multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos foram lançadas na manhã da última sexta-feira (5), em Santa Catarina.

De acordo com o governo do Estado, o objetivo das ações é “elevar as coberturas vacinais para proteger crianças e adolescentes de doenças que podem ser prevenidas com a vacinação”.

Neste domingo (7), o Ministério da Saúde também divulgou a Campanha Nacional de vacinação contra a poliomielite e de multivacinação. A ação começou nesta segunda-feira (8) em todos os Estados e municípios, inclusive em Santa Catarina.

A vacinação contra a poliomielite é destinada a crianças menores de 5 anos. Já a multivacinação é para crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...