ELEIÇÕES 2022 - 10/08/2022 22:00

Santa Catarina deve ter recorde de candidaturas

Tribunal Regional Eleitoral prevê que eleição deste ano tenha cerca de 950 concorrentes, acima dos 784 registrados no pleito de 2018 em Santa Catarina
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

No dia 2 de outubro 16,2 mil urnas estarão espalhadas pelo Estado, com 5.489.658 eleitores catarinenses que estarão aptos a escolher os próximos 16 deputados federais, os 40 deputados estaduais, um senador e os dois suplentes, o governador, vice-governador e o presidente e vice-presidente da República.
Há pouco menos de dois meses das eleições, o TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina) reuniu a imprensa para uma entrevista coletiva para falar sobre o pleito. A previsão para este ano é de um recorde de candidaturas e o órgão eleitoral terá um custo de R$ 30 milhões, com gasto médio de R$ 5,47 por eleitor.
O presidente do TRE-SC, desembargador Leopoldo Augusto Brüggemann, enalteceu o papel do estado democrático no país e pediu o apoio da imprensa.
“O inestimável princípio constitucional da democracia foi se incorporando às instituições públicas e ao próprio imaginário social. Ao longo desses anos a ideia, o desenvolvimento efetivo em nosso país de um regime político em que a soberania é exercida pelo povo, por meio de seus representantes, promoveu de certa forma a naturalização da democracia como se fosse inerente à prática política”, disse o magistrado.
“Parecendo algo inabalável, ledo engano, os princípios e valores democráticos estão em permanente tensão. Os ataques à democracia que têm entoado o discurso de rotina nos últimos anos não apontam para uma falência desse regime, pelo contrário, deixa mais visível a sua existência”, afirmou ele, que estava acompanhado da secretária da Corregedoria Eleitoral, Renata Fávere, e Gonsalo Ribeiro, diretor-geral do TRE-SC.
A expectativa do TRE-SC é de um crescimento no número de candidaturas no Estado em comparação com as eleições de 2018. Há quatro anos foram 784 postulantes aos cargos, para este ano com base nas minutas das convenções partidárias, a previsão é que chegue a cerca de 950 candidaturas.
Até as 15h desta quarta-feira (10), havia 543 inscritos no sistema DivulgaCand. Os partidos têm até dia 15 de agosto para entrega do requerimento de candidaturas à Justiça Eleitoral.
A Corte eleitoral prevê a conclusão dos julgamentos dos pedidos de candidaturas entre 12 e 20 de setembro.“As configurações das urnas dependem desses julgamentos. Os registros serão apreciados com máxima celeridade pela Corte”, afirma o secretário judiciário do TRE-SC, Maximiliano Sobral.
Vale lembrar que a propaganda eleitoral dos candidatos que disputam as eleições de 2022 será iniciada oficialmente no dia 16 de agosto. Essa data marca ainda o início da realização de comícios, distribuição de material gráfico, caminhadas ou outros atos de campanha eleitoral.
Fica autorizada também a propaganda na mídia impressa e na internet.O horário eleitoral no rádio e na televisão terá início no dia 26 de agosto e vai até o dia 30 de setembro para os cargos que concorrem ao primeiro turno. O período da propaganda vai de 16 de agosto até 01 de outubro, véspera das eleições.
Cada eleitor dará 21 toques na urna
O diretor-geral Gonsalo Ribeiro reforçou a importância da sequência de votação nas urnas. Cada eleitor dará 21 toques na urna para escolher os seus representantes.
Primeiro o eleitor votará para deputado federal, são quatro dígitos e depois o “confirma”, em seguida deputado estadual, com cinco dígitos, e o “confirma”, para senador, mais três dígitos.
Depois para governador e vice-governador com dois dígitos e, por último, presidente e vice-presidente de votação, que também são dois dígitos.
“São 63 cargos que serão ocupados.Na urna o eleitor terá que fazer 21 toques. Ou seja, ele terá um tempo pra fazer a sua votação porque cada cargo tem um conjunto de teclas. Isso é fundamental, porque todas as ações que nós estamos focando aqui é para levar essa boa informação”, reforçou Gonsalo.
Para este ano, uma novidade é o monitor do mesário, que vai saber se o eleitor está ou não seguindo a sequência e servirá para orientar o eleitor se ele está seguindo a forma correta da votação.

Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...