DOSES EM ATRASO - 16/08/2022 09:10

Mais de 650 mil pessoas estão com a 2ª dose da vacina contra Covid-19 em atraso em SC

Cerca de 2,75 milhões de pessoas a partir de 12 anos estão aptas a receber a dose de reforço no Estado, mas ainda não buscaram os postos de vacinação
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Em Santa Catarina, 657.268 pessoas não retornaram para receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19 dentro do período recomendado pelos fabricantes. Os dados foram atualizados pelo Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SiPNI) nesta segunda-feira (15). 
O público que mais faltou aos postos de vacinação são as pessoas que receberam o imunizante da Pfizer. Cerca de 330 mil moradores do Estado tomaram a primeira dose, mas não completaram o esquema vacinal primário. 
Outras 202 mil pessoas foram imunizadas com a primeira vacina da Coronavac, mas também precisavam receber a segunda dose. Com o imunizante da AstraZeneca, mais de 124 mil tomaram a primeira dose, mas também possuem a segunda vacina em atraso.
Dose de reforço 
Com relação às doses de reforço, mais de 2,75 milhões de pessoas a partir de 12 anos estão aptas a cumprir essa etapa da imunização, mas não foram até os locais para receber a terceira ou segunda dose após a dose única.
Os prazos para reforçar a ação da vacina, de acordo com as empresas farmacêuticas, são de quatro meses após a segunda dose da AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer e de dois meses depois da dose única da Janssen. 
Já as pessoas com 40 anos ou mais, que podem receber a segunda dose de reforço e ainda não tomaram, somam 1,2 milhão no Estado. 
Número de vacinados
Desde o começo da vacinação dos catarinenses, mais de 5,96 milhões de pessoas completaram o esquema primário, com as duas doses ou dose única. O número representa 82% da população geral de Santa Catarina. 
Além disso, 52% das pessoas com mais de 12 anos já receberam a primeira vacina de reforço. São cerca de 2,93 milhões de moradores do Estado. 
Vacinação entre as vítimas da Covid-19
Segundo levantamento da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), o número de mortes pela Covid-19 em Santa Catarina mais do que dobrou nos últimos três meses. O órgão atribui o aumento à queda da vacinação. 
As pessoas com mais de 50 anos representam 93% das mortes. Entretanto, apenas 5% das vítimas com essa idade tomaram a segunda dose de reforço.
— Como os mais idosos sofrem o fenômeno da imunosenescência, ou seja, menor resposta imunológica com o avançar da idade, acabam se tornando mais vulneráveis a apresentarem formas graves da Covid-19. Por isso é recomendada a aplicação de doses de reforço a cada 4 meses, enquanto estivermos com a transmissão da Covid-19 em alta — explicou Eduardo Macário, superintendente da Dive, em entrevista ao Diário Catarinense no começo de agosto.
Fonte: DIÁRIO CATARINENSE
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...