Prepare o casaco! - 16/08/2022 16:00

SC pode viver ‘dias glaciais’ com temperaturas a -6°C, chance de neve e chuva congelada

Passagem de uma frente fria deve deixar as temperaturas negativas no Estado; veja a previsão
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

A passagem de uma frente fria por Santa Catarina deve deixar as temperaturas negativas no Estado, principalmente nas áreas mais altas. Com mínimas que podem chegar a -6°C, os catarinenses poderão ter o primeiro registro de neve do inverno. Além disso, há chance de geada e chuva congelada.

A Epagri/Ciram emitiu um alerta meteorológico nesta terça-feira (16) informando sobre a chegada de um sistema de massa de ar polar no Sul do país. Em decorrência disso, há chance de neve e geada ampla no Estado. A previsão é de que a condição ocorra no fim da tarde da quinta-feira (18) e siga até o sábado (20) pela manhã.

As temperaturas mínimas ficam próximos de 0°C, mas nas áreas mais altas do Planalto Sul os termômetros poderão marcar entre -3°C e -6°C, durante as madrugadas.

Conforme o meteorologista da Epagri, Marcelo Martins, a neve e a chuva congelada podem ocorrer no fim da tarde e noite de quinta-feira nas áreas do Planalto Sul, Planalto Norte e Meio-Oeste. Já na madrugada de sexta (19) pode ocorrer especialmente no Planalto Sul.

“Teremos os ingredientes fundamentais para a formação de neve que é o ar frio polar com a umidade deixada pela passagem da frente fria. Há chance de neve na quinta à noite, madrugada e início da manhã de sexta nas áreas altas do Estado, como Bom Jardim da Serra, no Mundo Novo em Urubici, no Centro de São Joaquim, no Morro das Antenas e Cruzeiro, em Urupema”, complementa o meterologista Piter Scheuer.

O novo cenário deve perdurar até o final da manhã de sábado e deve atingir todas as regiões catarinenses, sobretudo, aquelas acima de 700/800 metros. Há chance de geada ampla no Estado no sábado.

Dicas para se proteger do frio:

 1 – Aqueça os pés
Aqueça os pés com meias grossas, de material resistente. Além disso, compre sapatos com solado bem protegido. Use-os sempre que for sair de um ambiente fechado ou mesmo dentro de casa. Se o frio estiver intenso. Outra dica interessante é aquecer os pés com água morna/quente, com temperatura no máximo 40º. Lembre-se de secar bem os pés depois disso.

2 – Cuide da pele
Geralmente, o frio do inverno mantém a pele seca. Ao mesmo tempo que a descama, provocando irritações, aspereza e desconforto. Vale a pena destacar que isso pode afetar várias partes do corpo. Principalmente as que ficam desprotegidas, expostas ao tempo. Desse modo, recomenda-se usar um bom hidratante a fim de garantir uma proteção mais profunda. Passe o produto de preferência após o banho.

3 – Faça atividades físicas
De fato, existem atividades físicas para aquecer o corpo, como por exemplo: caminhada, ginástica, futebol, passeio de bike, entre outras ideias. Por isso, faça atividades físicas para se proteger. Escolha uma modalidade interessante para você. Mas não exagere no volume de exercícios, ok? O mais importante acima de tudo é manter o corpo em movimento.

4 – Tome um banho morno
Seja como for, optar por um banho quente no frio é uma ótima ideia! Já que a tarefa, além de ser confortável e satisfatória, permite elevar a temperatura do corpo. Por outro lado, a temperatura alta da água remove a camada protetora da pele, dando brechas com isso à proliferação de micro-organismos na pele do corpo, os quais, por sua vez, ocasionam acnes, ressecamento, foliculites e vermelhidão.

5 – Ponha várias camadas de roupas
Se procura ideias para se proteger do frio no exterior, ponha várias camadas de roupas. Pois, apesar de serem peças bonitas, as roupas grossas nem sempre aquecem de fato. Com isso, optar por um único casaco ou calça grossa pode não ser o suficiente.

6 – Tenha uma alimentação equilibrada
Uma dieta saudável certamente beneficia o organismo em qualquer época do ano, inclusive no inverno! Portanto, tenha uma alimentação equilibrada a fim de fortalecer as defesas orgânicas.
Inclua no seu cardápio semanal alimentos que contenham vitaminas C e D, como: brócolis, laranja, repolho, limão, ovo, manteiga e iogurte.
Absorver nutrientes saudáveis nesta fase ajuda a proteger o sistema imunológico. Além do mais, aumenta a energia, fortalece os ossos e previne contra as doenças. Então, capriche nas refeições equilibradas!

Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...